Continua após a publicidade.
ad

Embora a linha principal de plataformas 2D da franquia Super Mario não tenha atingido o mesmo nível de seus icônicos jogos 3D nas últimas décadas, com a série New Super Mario Bros. há muita expectativa em torno do futuro dos jogos Mario 2D.

Mario Wonder recebeu elogios quase universais da crítica antes de seu lançamento e parece dever muito de seu sucesso ao sucesso que a franquia Mario tem consistentemente tido com plataformas 3D.

Continua após a publicidade..
ad

Durante uma entrevista recente «Pergunte ao desenvolvedor»publicado pela Nintendo, o veterano produtor Takashi Tezuka mencionou que uma das principais filosofias motrizes para o desenvolvimento de Mario Wonder foi criar uma experiência que, como Super Mario Odyssey, permitisse maior liberdade e uma maior variedade de opções, para que pudesse ser apreciado por jogadores de todos os níveis de habilidade de maneiras diferentes.

“Comparados aos jogos Mario 3D, os jogos Mario 2D podem parecer ter menos variação visual e ser mais difíceis de completar”, disse Tezuka. “Mas então fizemos uma pequena descoberta quando desenvolvemos o aplicativo Super Mario Run para smartphone. Um dos membros da equipe de desenvolvimento que não era muito habilidoso nas plataformas Mario nos disse: ‘Quero ver mais do jogo, mas não posso seguir em frente porque não sou muito bom nesse tipo de jogo.'”

“Não pensamos que fosse tão desafiador, então não percebemos que você ficaria desanimado se achasse que era muito difícil”, continuou ele. «Então começamos a pensar no que poderíamos fazer para que os jogadores quisessem avançar. Então pensamos que talvez não houvesse liberdade suficiente. Por exemplo, sinto que Super Mario Odyssey foi concebido para que todos os jogadores possam chegar ao fim, independentemente da forma como progridem no jogo.

Continua após a publicidade..
ad

O designer de jogos Koichi Hayashida acrescentou: “Acho que esta jogabilidade está adaptada aos tempos modernos. Tezuka-san sugeriu que talvez pudéssemos usar os jogos de plataformas 3D de Mario como ponto de referência, uma vez que a sua jogabilidade foi concebida para levar os jogadores até ao fim.

Tezuka explicou ainda como, assim como em títulos Mario 3D como Odyssey, Mario Wonder incentiva os jogadores a superar obstáculos e desafios usando não apenas suas habilidades de plataforma, mas também sua criatividade e engenhosidade.

“Eu senti que os jogos Mario 2D muitas vezes tinham a reputação de serem implacáveis”, disse ele. «Comparado aos jogos Mario 3D, uma única ação mal cronometrada pode levar a um erro maior, já que você tem menos opções em termos de movimento. Neste jogo, nós mudamos isso. Nós o projetamos para que os jogadores possam conquistar o jogo com suas ideias e usar sua inteligência, e não apenas suas habilidades, para avançar.”

Hayashida continuou falando sobre vários elementos e sistemas de Super Mario Bros. Wonder projetados para oferecer variação consistente, incluindo Wonder Seeds e Effects, diferentes níveis de dificuldade e muito mais.

“Com tudo isto em mente, sentimos que um jogo Mario 2D adaptado aos tempos seria aquele que você poderia completar do seu próprio jeito”, disse ele. “Por exemplo, até agora, os jogos Mario 2D tinham um formato onde os jogadores completavam cada nível em sequência. Mas neste título, os jogadores que desejam um desafio podem começar com um percurso difícil, e os iniciantes podem começar com um mais fácil. Cada curso também tem sua dificuldade indicada.

Publicidade
ad

“Até implementamos um método usado em jogos Mario 3D onde você pode desbloquear níveis específicos com itens importantes que você coleta. Esse item-chave é chamado de Semente Maravilha. Você pode obter Wonder Seeds ao chegar ao final de cada curso, mas mesmo que não consiga concluir um curso, você ainda pode comprá-las na Loja de Popelina coletando moedas de flores.

O diretor do jogo, Shiro Mouri, acrescentou: “Também aumentamos o número de personagens jogáveis ​​para 12, e os jogadores podem escolher livremente qual habilidade adicionar ao seu próprio personagem”.

Nas partes anteriores das entrevistas “Ask the Developer” para Super Mario Bros. Wonder, a equipe de desenvolvimento do jogo de plataformas 2D também falou sobre o estilo visual e as animações do jogo, confirmando que elas não foram inspiradas no filme Super Mario Bros. ofereceu informações sobre o desenvolvimento do jogo, que supostamente tinha um orçamento “abundante” e nenhum prazo a cumprir durante a produção.

Super Mario Bros. Wonder será lançado em 20 de outubro para Nintendo Switch.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email