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Takashi Tezuka é uma das figuras mais relevantes da história da Nintendo ligada principalmente à franquia de jogos Super Mario. Ele nasceu em 1960 em 17 de novembro. Atualmente ocupa cargos relacionados à direção e design na indústria de videogames, e é um dos pilares da Nintendo atualmente. Um dos responsáveis ​​que contribuíram desde o início para a construção dos alicerces da empresa na indústria de videogames. São muitos os jogadores que não só procuram saber mais sobre os títulos Big N, mas também procuram saber mais sobre a indústria e a empresa japonesa. Convidamos você a compartilhar essa jornada conosco.

Quem é Takashi Tezuka?

Takashi Tezuka: Carreira e trajetória do produtor de Super Mario e Zelda

Os trabalhos em que Takashi Tezuka participou na Nintendo Eles datam nem mais nem menos do que o videogame Super Mario Bros.. Nesta entrega inicial atuou como assistente de direção do projeto. Após esta primeira experiência e traçando um caminho mais especial dentro da Nintendo, voltou a trabalhar em Super Mario Bros: The Lost Levels como assistente de direção. Então ele seguiu A lenda de Zelda como designer gráfico e acabou sendo supervisor de Zelda II: The Adventure of Link.

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Primeiro jogo que participou

Ao contrário do que muitos pensam, o primeiro jogo em que Tezuka colaborou para a Nintendo foi Mundo do Diabo como diretor, supervisionado pelo próprio Shigeru Miyamoto. Você deve conhecer este título que foi lançado em 1984, um ano antes do primeiro Super Mario Bros. O título foi lançado para o Nintendo Entertainment System e Caracteriza-se por ser um videogame labirinto, desenvolvido e publicado pela Nintendo. Embora estivesse disponível no Japão em 5 de outubro de 1984, na Europa foi colocado à venda em 15 de julho de 1987.

O papel fundamental de Takashi na Nintendo

Tezuka é responsável pelo departamento de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento da Nintendo. Colaborando à direita de Shigeru Miyamoto. Como mencionamos antes, Ele tem sido uma das pessoas mais importantes responsáveis ​​pelo incrível desenvolvimento de franquias como Super Mario e The Legend of Zelda, entre outros de menor categoria. Seu trabalho está no mesmo nível do que Shiro Mouri tem feito ao longo dos anos, embora este último tenha ganhado algum reconhecimento após o próximo lançamento de Super Mario Wonder.

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Em 2005, Takashi Tezuka promovido a Produtor Geral do departamento. Isto foi realizado graças a um reestruturação interna que ocorreu na Nintendo. A partir daqui, ele foi responsável pela supervisão da maioria dos títulos da Big N. No entanto, continuou a colaborar na criação de designs em jogos como New Super Mario Bros.

Todos os projetos em que Takashi Tezuka trabalhou até agora

A trajetória profissional de um designer ou de alguém que atua no mundo dos videogames deve falar por si. Enquanto alguns lutam por projetos ou por um lugar, O caminho de Tezuka foi pavimentado com sucesso, continuidade e por ser um pilar fundamental no desenvolvimento da Nintendo ao longo dos anos. Abaixo deixamos uma lista de todos os títulos em que Takashi teve um papel fundamental no seu desenvolvimento, contribuindo em posições importantes:

Lista de jogos de Takashi Tezuka

  • 1984 – Mundo do Diabo (Diretor)
  • 1985 – Super Mario Bros. (assistente de direção e designer gráfico)
  • 1986 – Super Mario Bros.: The Lost Levels (Assistente de Direção)
  • 1986 – The Legend of Zelda (codiretor e designer gráfico)
  • 1990 – Super Mario World (Diretor)
  • 1991 – The Legend of Zelda: Uma ligação com o passado (Diretor)
  • 1993 – The Legend of Zelda: Link’s Awakening (Diretor)
  • 1995 – Ataque Tetris (Supervisor)
  • 1995 – Super Mario World 2: Yoshi’s Island (Codiretor)
  • 1996 – Super Mario 64 (Assistente de Direção)
  • 1997 – A História de Yoshi (Produtor)
  • 1997 – Star Fox 64 (Supervisor)
  • 1997 – Galeria de jogos e relógios (Supervisor)
  • 1997 – Game & Watch Gallery 2 (Consultor de Design)
  • 1998 – The Legend of Zelda: Ocarina of Time (Supervisor)
  • 1999 – Super Mario Bros. Deluxe (Supervisor)
  • 1999 – Mário Golf (Supervisor)
  • 1999 – Game & Watch Gallery 3 (Consultor de Design)
  • 2000 – Mário de Papel (Supervisor)
  • 2000 – Mario Tênis (Supervisor)
  • 2000 – The Legend of Zelda: Majora’s Mask (Supervisor)
  • 2001 – Super Mario World: Super Mario Advance 2 (Supervisor)
  • 2001 – Pikmin (Coordenador)
  • 2001 – Mario Kart: Super Circuito (Supervisor)
  • 2001 – Mansão de Luigi (Produtor)
  • 2001 – Animal Crossing (Produtor)
  • 2002 – Ilha de Yoshi: Super Mario Advance 3 (Produtor)
  • 2002 – Super Mario Sunshine (Produtor)
  • 2002 – Carnaval de Sakura Momoko no Ukiuki (Asesor)
  • 2002 – The Legend of Zelda: The Wind Waker (Produtor)
  • 2002 – The Legend of Zelda: Ocarina of Time Master Quest (Supervisor da Unidade de Suporte)
  • 2003 – Super Mario Bros. 3: Super Mario Advance 4 (Produtor)
  • 2003 – Mario Party 5 (Supervisor)
  • 2003 – Mario & Luigi: Superstar Saga (Supervisor)
  • 2003 – Mario Kart: Corrida Dupla!! (Produtor)
  • 2003 – Mario Golf: Toadstool Tour (Supervisor)
  • 2003 – The Legend of Zelda: Edição de Colecionador (Produtor)
  • 2004 – Gravitação Universal de Yoshi (Supervisor)
  • 2004 – Pikmin 2 (Produtor)
  • 2004 – Paper Mario: A Porta dos Mil Anos (Supervisor)
  • 2004 – Mario Power Tennis (Supervisor)
  • 2004 – Mario Party 6 (Supervisor)
  • 2004 – Mario Golf: Tour Avançado (Supervisor)
  • 2004 – The Legend of Zelda: The Minish Cap (Supervisor)
  • 2004 – The Legend of Zelda: Four Swords Adventures (Supervisor)
  • 2004 – Donkey Kong Jungle Beat (Produtor)
  • 2005 – Yoshi Touch & Go (Produtor)
  • 2005 – Star Fox: Assault (Gerente de Projeto)
  • 2005 – Mario Tennis: Power Tour (Supervisor)
  • 2005 – Mario Superstar Baseball (Supervisor)
  • 2005 – Mario Party Advance (Supervisor)
  • 2005 – Mario Party 7 (Supervisor)
  • 2005 – Mario & Luigi: Partners in Time (Supervisor)
  • 2005 – DK King of Swing (Supervisor)
  • 2005 – Big Brain Academy (Produtor Geral)
  • 2005 – Animal Crossing: Wild World (Produtor geral)
  • 2006 – Para Meu Quarto (Assor)
  • 2006 – New Super Mario Bros. (Produtor Geral)
  • 2006 – The Legend of Zelda: Twilight Princess (Supervisor)
  • 2007 – Super Paper Mario (Supervisor Gráfico)
  • 2007 – Mario Party 8 (Supervisor)
  • 2007 – The Legend of Zelda: Phantom Hourglass (Supervisor)
  • 2007 – Donkey Kong: Jungle Climber (Supervisor)
  • 2007 – Big Brain Academy: Wii Degree (Produtor Geral)
  • 2008 – Wii Music (Produtor)
  • 2009 – New Super Mario Bros. Wii (Produtor)
  • 2010 – Super Mario Galaxy 2 (Produtor)
  • 2011 – Super Mario 3D Land (Produtor geral)
  • 2012 – New Super Mario Bros. 2 (Produtor)
  • 2012- New Super Mario Bros. U (Produtor)
  • 2012 – Animal Crossing: New Leaf (Produtor geral)
  • 2013 – Flipnote Estúdio 3D
  • 2014 – A Nova Ilha de Yoshi (Produtor)
  • 2015 – Mundo Woolly de Yoshi (Produtor)
  • 2015 – Super Mario Maker (Produtor)
  • 2015 – The Legend of Zelda: Tri Force Heroes (Supervisor)
  • 2015 – Mario & Luigi: Paper Jam Bros (Supervisor)
  • 2016 – Paper Mario: Color Splash (Supervisor)
  • 2016 – Super Mario Maker para Nintendo 3DS (Produtor)
  • 2016 – Super Mario Run (Diretor)
  • 2017 – The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Supervisor)
  • 2017 – Armas (Gerente de Produção)
  • 2017 – Ei! Pikmin (Produtor)
  • 2017 – Mario & Luigi: Superstar Saga + Bowser’s Minions (Supervisor)
  • 2018 – Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story + Bowser Jr.’s Journey (Supervisor)
  • 2019 – New Super Mario Bros. U Deluxe (Produtor)
  • 2019 – Mundo Artesanal de Yoshi (Produtor)
  • 2019 – Super Mario Maker 2 (Produtor)
  • 2023 – Super Mario Bros Maravilha

*Participou também dos últimos projetos de Criador de Super Mário.*

Através da

Seu papel em Super Mario Bros Wonder

Takashi Tezuka: Carreira e trajetória do produtor de Super Mario e Zelda

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Atualmente, Takashi (apesar de ter sido esquecido por alguns), tem um papel fundamental como produtor de Super Mario Wonder. Na verdade em entrevistas atuais Para a mídia internacional, ele deixou palavras muito interessantes dirigidas aos jogadores da franquia Super Mario:

“Estou muito interessado em ver como as novas gerações de jogadores interagem com Mario. Como eles jogam Mario? Em que difere da forma como tradicionalmente joguei Mario? O que você acha dele como personagem?

Embora Tezuka tenha um papel mais secundário em termos de “rosto visível” ao dar entrevistas, continua a desempenhar um papel muito importante nos jogos da Nintendo. E Super Mario Wonder, que promete retornar aos primórdios da essência do Super Mario (exceto diferenças gráficas e de jogabilidade), está atualmente a pedra angular de seus projetos atuais. Você está ansioso pelo jogo? Deixamos para vocês nossas primeiras impressões de Super Mario Wonder.

Algumas entrevistas e vídeos especiais com Tezuka

Takashi Tezuka: Carreira e trajetória do produtor de Super Mario e Zelda

Para encerrar este artigo como uma homenagem à impressionante carreira que Takashi vem construindo com o passar das décadas, deixamos para vocês alguns vídeos oficiais diretos para ver algumas de suas entrevistas, curiosidades e vídeos especiais desenvolvidos pela própria Nintendo. Da mesma forma, se você quiser dar uma olhada na cobertura completa que fizemos de seu trabalho ao longo dos anos, confira este link.

Entrevista sobre o 30º aniversário de Super Mario Bros.

Brincando com Tezuka e Miyamoto

Adivinhe o amiibo

Super Mario Maker – Nintendo Espanha

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