O café se caracteriza enquanto uma bebida produzida por meio dos grãos torrados no fruto do cafeeiro. A bebida costuma ser servida quente, mas também pode ser consumida gelada. Ele ainda funciona com um estimulante, isso porque possui cafeína, normalmente de 80 a 140 mg para cada 207 ml.
Alguns estudos demonstram que as pessoas que bebem até quatro xícaras de café por dia podem correr menos risco de morrer de um ataque cardíaco, mas é necessário não exagerar, isso porque tomar a bebida em quantidades exageradas pode causar sérios problemas à saúde, como taquicardia. Desde que o grão de café foi descoberto, a bebida foi sucesso em todo o mundo, especialmente entre os brasileiros.
Em grande parte das casas brasileiras, o café é feito em grande quantidade em uma garrafa térmica. Dessa forma, quando a bebida esfria, muitas pessoas tendem a requentá-la. No entanto, essa prática pode trazer alguns problemas. Continue na matéria para entender o porquê!
Motivos pelo qual não se deve tomar café requentado
Poucas coisas são tão apreciadas pelos brasileiros como uma xícara de café fresco. O primeiro gole na bebida pela manhã é como um momento de revigorar para começar bem o dia. No entanto, você já parou para pensar se uma xícara de café requentado pode trazer alguma consequência? Os cientistas ressaltam que existem alguns motivos pelos quais a prática deve ser evitada.
1. Oxidação e alteração de sabor
Quando o café é feito, ele conta com compostos voláteis que são responsáveis por contribuir para o seu aroma e sabor diversificado. Infelizmente, os compostos costumam ser sensíveis à oxidação, o que quer dizer que, quando o café é exposto ao ar, ele começa a se decompor. Dessa forma, ao requentar o café, o processo de oxidação é acelerado. Por isso, o sabor e aroma agradável é dissipado.
2. Mudança na estrutura química
Além da oxidação, o reaquecimento do café pode trazer mudanças para a sua estrutura química. A exposição ao calor excessivo pode acabar quebrando os óleos essenciais presentes na bebida, resultando em um sabor menos equilibrado e também notas desarmônicas, o que afeta diretamente a qualidade do café.
Confira também: Teste da xícara de café está ELIMINANDO diversos candidatos das entrevistas de emprego: conheça!
E ainda existem outros motivos!
3. Aumento da amargura
A amargura é uma das características desagradáveis que muitas pessoas associam ao café requentado. Isso acontece porque o aquecimento repetido pode acabar extraindo mais compostos amargos dos grãos de café, de forma a tornar a bebida excessivamente amarga e desequilibrada.
4. Perda de aroma
O aroma possui um papel bastante importante na nossa percepção em relação ao sabor do café. Ao requentar a bebida, os compostos que são responsáveis por esse aroma agradável acabam evaporando. Assim, mesmo que o gosto do café seja aceitável, ele não vai proporcionar a mesma experiência sensorial da versão fresca.
5. Aumento da acidez
A acidez também é outra característica que pode acabar afetando o sabor da bebida quando ela é requentada. O calor em excesso pode ser responsável por aumentar a acidez do café, de forma a torná-lo mais ácido do que o desejado. Isso pode ser especialmente desagradável para as pessoas que gostam de um sabor mais suave e equilibrado.
Saiba mais: O PODER do café nos seus cabelos: o SEGREDO que POUCOS conhecem finalmente é REVELADO