A Nintendo é muito mais do que uma empresa de videogames. Sua história foi forjada por anos de esforço, dedicação, paixão e muito trabalho.. Uma história que marcou um caminho de sucesso não só no Japão, terra natal onde nasceu. Também o fez no resto do mundo. Crescendo como uma das empresas mais queridas de todos os tempose atualmente concentra seus esforços na indústria do entretenimento em todas as suas vertentes (filme, animação, videogames e muito mais).
Faltam-nos palavras para expressar quanto trabalho e anos de dedicação foram necessários para moldar o que a Nintendo é hoje. Porém, neste artigo tentaremos lançar algumas informações sobre a comunidade Nintendera. sobre as origens antigas da Nintendo como marca, sua trajetória ao longo dos anos e o que nos espera em um futuro cheio de possibilidades. Vamos embarcar nessa jornada juntos!
As origens da Nintendo
A Nintendo tem por trás disso um carreira incrível. Um caminho cheio de esforço, dedicação, trabalho eterno e acima de tudo mudança. Mudanças para melhor que foram lançando aos poucos e ao longo do tempo as bases para que hoje, é uma das maiores empresas do mundo e expoente líder em toda a indústria do entretenimento, destacando-se no mercado de videogames. Vamos voltar no tempo, muito na verdade. Só é possível compreender essa jornada se nos colocarmos no lugar da cultura popular japonesa…
De acordo com algumas línguas, Nintendo significa “deixe o destino nas mãos do céu“. Embora esta definição tenha seguidores, ela não se baseia em uma base cultural sólida. Na verdade, Hiroshi Yamauchi, que foi presidente da Nintendo por mais de 50 anos, admitiu que não conhecia o significado original da palavra Nintendo. Uma empresa que surgiu no início de um novo século e no final de um ainda mais acentuado…
A Nintendo foi fundada originalmente em 1889, por Fusajiro Yamauchi. A empresa começou como fabricante de ferido. Los ferido Eram cartas de baralho japonesas, usadas em diversos jogos de cartas. Em 1882, o jogo foi proibido no Japão. Foi lá onde o ferido Eles tiveram seu auge e Yamauchi aproveitou as situações sociais que seu país atravessava para ser pioneiro. O objetivo: promover uma nova ética de trabalho na sociedade japonesa.
Um caminho incrível ao longo dos anos
Essa primeira etapa na Nintendo marcou para sempre a empresa, que também soube assumir a liderança no mercado de games. ferido. Porque basicamente ampliou suas linhas comerciais, optando por fabricar uma linha de cartões tradicionais e de maior qualidade, e outros de plástico que eram mais baratos e mais pessoas podiam acessá-los. Isso deu um impulso incrível sobre a concorrência da época. Além disso, esta variedade de opções estimulou algo muito importante na sociedade: coletando.
Foi isso que acabou elevando a Nintendo ao topo do momento, a cobrança que as pessoas tinham para completar o ferido. Com o passar dos anos, O novo século entrou e com ele vieram os perigos da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.a Nintendo adaptou e também criou novas coleções de cartas, chegando a contatar a Disney para fazer cartas especiais com seus personagens mais emblemáticos daquela época.
A primeira grande mudança
A sociedade evoluiu, os gostos e o mercado também mudaram. E A Nintendo teve que fazer o mesmo. Embora ele tenha se destacado internacionalmente e especialmente nacionalmente como o principal produtor de ferido, a era dos brinquedos chegou. Depois da Segunda Guerra Mundial, e depois da selvagem derrocada que o Japão viveu, era tempo de reconstruir o país e de se adaptar aos novos tempos. Em 1950, Hiroshi Yamauchi, então bisneto de Fusajiro, tornou-se presidente da Nintendo.
Aqui começou uma visão mais inovadora e especial do futuro da Nintendo. As miras agora foram colocadas em diferentes áreas, enquanto os ex-trabalhadores e dirigentes da empresa continuavam a olhar com nostalgia para a época passada. Mas eles eram ventos de mudança, e Yamauchi soube vislumbrar um caminho correto para a empresa. Nessa época foram criados os famosos Ultra Toys. Esses brinquedos simbolizaram a grande mudança da Nintendo e se tornaram um sucesso sem igual para a empresa.
Eles foram criados por Gunpei Yokoiuma das maiores mentes criativo dentro do Grande N. Alguns brinquedos relevantes da época eram:
- Mão Nintendo Ultra – (1966)
- O testador de amor da Nintendo – (1969)
- Cubo Caótico – (1970)
- Telefone Leve – (1971)
- Caça ao Pato – (1976)
Eles vieram para mudar o mundo dos videogames para sempre
A segunda grande mudança veio depois. Depois da Nintendo entrará no mundo dos brinquedos com a Ultra Toysa empresa sofreu uma recessão bastante pronunciada em 1973 devido ao aumento dos custos do plástico e ao embargo do petróleo por parte do Guerra do Yom Kipur entre Israel e os países árabes vizinhos. O Japão estava naquela altura posicionado a favor de Israel, pelo que a torneira do petróleo foi cortada, aumentando os custos e colocando em risco muitos carregamentos e o comércio internacional do país.
Nintendo foi muito afetado, e é a partir daqui que começamos a pensar em outras alternativas. Uma nova mudança na Nintendo, com uma indústria que lentamente caminhava para um mercado eletrónico, e um acordo que foi alcançado com a empresa Mitsubishi. Este foi o terreno fértil perfeito para o desenvolvimento da primeira gama de consolas Nintendo:
- Linha de jogos para TV em cores – Foi projetado para se adaptar à reprodução em telas grandes.
- Jogue e assista – Foi o que teve maior sucesso e custou menor que o outro. Eles só tinham um único jogo naquela época.
O salto também foi feito para máquinas de arcadeque irrompeu completamente nas arcadas, fazendo as delícias de milhões de pessoas na sociedade ocidental.
Shigeru Miyamoto e seu conselho ao presidente da Nintendo
Em 1977 Yamauchi recebeu conselhos de um jovem Miyamoto que conhecia bem consoles e o mercado eletrônico que floresceu no mundo. Formou-se em Artes Industriais e depois de ter criado alguns brinquedos que agradaram ao presidente da Big N, Yamauchi deixou-se aconselhar por Miyamoto, e foram dados os primeiros passos fundamentais para a formação da Nintendo que todos conhecemos hoje. Quase 100 anos após a sua fundação original, a Nintendo estava traçando o caminho que a prepararia para tornar-se o que é hoje. Curioso, certo?
Tudo começou com o ideia de criar um videogame para máquinas de arcade. Miyamoto foi responsável por um projeto tão importante. E depois do sucesso, ele se tornou o pai de três sagas fundamentais para as fundações da Nintendo no mercado eletrônico:
- Burro Kong
- Mário Bros
- A lenda de Zelda
Somente em 1983 foi lançado o primeiro console da Nintendo, o Famicom. no Japão. Internacionalmente o nome foi alterado para NES (Sistema de entretenimento Nintendo). Em 1985, Miyamoto iniciou sua carreira com o primeiro The Legend of Zelda, que foi um verdadeiro sucesso internacional. A partir daqui, o caminho da Nintendo ficou claro.
Um futuro incrível
Em breve traremos para vocês um artigo com todos os estúdios e Terceiros que têm apoiado a Nintendo desde a sua concepção e salto para a indústria de tecnologia e videogames. Este último ponto é dar um toque final a uma carta de amor dedicada não só à Nintendo e à homenagem que esta presta à sociedade há décadas. Também para a comunidade Nintenderaque ainda existe ano após ano, tornando os sucessos da Nintendo e os avanços da Big N comunitários e compartilhados.
O futuro da Nintendo está traçado num caminho que irá diversificar. Temos o exemplo do filme Super Mario e o tremendo sucesso que se seguiu ao longo dos meses. A Nintendo deixou clara a sua intenção de dar o próximo grande salto. Tornando-se uma empresa de entretenimento (filmes, séries, músicas, videogames, animes/quadrinhos/mangás…), o leque de possibilidades é quase infinito. O que está claro é que a Nintendo possui políticas e uma hierarquia que lhe permitiram adaptar-se às mudanças exigidas por cada momento da história.
E nessas mudanças todos entramos. A comunidade. E também a mídia especializada. Uma mudança que enfrentaremos juntos, e isso nos permitirá ver um maior potencial para a Nintendo no futuro. Um futuro que não teria sido possível, sem todos os sacrifícios, trabalho e originalidade que coloriram as bases da Big N década após década.