Princípios: Aprendendo com Piaget e Vygotsky Princípios-chave do Construtivismo
Princípios: O construtivismo é uma abordagem educacional que enfatiza a construção ativa do conhecimento pelos alunos. Essa teoria tem suas bases nas contribuições de dois renomados psicólogos, Jean Piaget e Lev Vygotsky. Embora ambos tenham desempenhado um papel importante no desenvolvimento do construtivismo, as teorias de Vygotsky têm sido mais amplamente adotadas no pensamento construtivista moderno.
O construtivismo moderno na educação baseia-se em quatro princípios-chave derivados das ideias de Vygotsky, que desempenham um papel fundamental na promoção de métodos de instrução em sala de aula. Esses princípios são: aprendizagem social, zona de desenvolvimento proximal, aprendizagem cognitiva (ou artesanal) e aprendizagem mediada. Vamos explorar cada um deles e, em seguida, associá-los aos itens fornecidos.
Princípio 1: Aprendizagem Social
A aprendizagem social é um dos pilares do construtivismo. Ela enfatiza o processo de aprendizagem realizado através de interações conjuntas com adultos e colegas mais capazes. Segundo Vygotsky, a aprendizagem é um processo social e ocorre quando os alunos interagem com outras pessoas para construir significado e conhecimento compartilhado.
Princípio 2: Zona de Desenvolvimento Proximal
A zona de desenvolvimento proximal é outra ideia fundamental do construtivismo. Ela se refere a uma gama de tarefas que a criança não consegue realizar sozinha, mas que pode executar com a ajuda de colegas e adultos mais experientes. Essa zona representa o espaço onde ocorre o aprendizado colaborativo e a coconstrução do conhecimento.
Princípio 3: Aprendizagem Cognitiva (ou Artesanal)
A aprendizagem cognitiva, também conhecida como aprendizagem artesanal, envolve o uso de tarefas complexas para promover a aprendizagem dos alunos. Nesse processo, os alunos recebem apenas a ajuda necessária para resolver problemas ou desafios propostos. A ideia é incentivar a autonomia e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, sem superassistência ou dependência excessiva.
Princípio 4: Aprendizagem Mediada
A aprendizagem mediada refere-se ao processo pelo qual o aluno adquire conhecimento gradualmente por meio da interação com um especialista, que pode ser um adulto ou um colega mais velho e mais avançado. Nessa abordagem, o mediador fornece orientação, suporte e estratégias para facilitar a aprendizagem do aluno, ajudando-o a superar desafios e avançar em sua compreensão.
Agora, vamos associar os princípios-chave do construtivismo aos itens fornecidos:
I- Aprendizagem social.
II- Zona de
desenvolvimento proximal. III- Aprendizagem cognitiva. IV- Aprendizagem mediada.
Agora, vamos associar cada item com seu respectivo princípio do construtivismo:
I – Aprendizagem social. ( ) Processo de aprendizagem realizado através de interações conjuntas com adultos e colegas mais capazes.
II – Zona de desenvolvimento proximal. ( ) Se institui como gama de tarefas que a criança não consegue realizar sozinha, mas poderá executar com ajuda de colegas e adultos.
III – Aprendizagem cognitiva. ( ) O uso de tarefas complexas para aprendizagem do aluno, no qual ele receberá apenas ajuda o suficiente para a resolução do problema.
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IV – Aprendizagem mediada. ( ) Processo pelo qual o aluno adquire conhecimento gradualmente por meio da interação com um especialista, seja ele um adulto ou um colega mais velho ou mais avançado.
Agora, vamos verificar a sequência correta:
A) I – III – IV – I. B) IV – II – I – III. C) II – IV – III – I. D) III – II – I – IV.
A sequência correta é:
C) II – IV – III – I.
Nessa sequência, temos:
II – Zona de desenvolvimento proximal. IV – Aprendizagem mediada. III – Aprendizagem cognitiva. I – Aprendizagem social.
Essa é a associação correta dos princípios-chave do construtivismo conforme descritos por Vygotsky. Esses princípios fundamentam abordagens de ensino que valorizam a interação social, o apoio mútuo entre alunos e a construção ativa do conhecimento.