O Desenvolvimento Humano de Acordo com Wallon
Continua após a publicidade.

Segundo Galvão (1995 apud RIBEIRO, 2017) foi tentando compreender o psiquismo humano que Wallon passou a investigar a criança nos vários campos de sua atividade e nos vários momentos da sua evolução psíquica. Ele voltou todo seu trabalho para o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, com o objetivo de mostrar quais são as diferentes etapas do desenvolvimento humano, os vínculos entre cada campo e suas implicações na formação da personalidade. RIBEIRO, R. S. A Afetividade no ensino

Tópicos:

  1. Teoria do desenvolvimento de Wallon
  2. Desenvolvimento afetivo
  3. Desenvolvimento cognitivo
  4. Desenvolvimento motor
  5. Etapas do desenvolvimento humano
  6. Vínculos entre os domínios do desenvolvimento
  7. O que é a chave para a utilização do código escrito?

O psicólogo francês Henri Wallon dedicou sua vida ao estudo do desenvolvimento humano, tentando compreender o psiquismo da criança em seus vários campos de atividade e momentos de evolução psíquica. Segundo Galvão (1995 apud RIBEIRO, 2017), Wallon investigou o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança com o objetivo de mostrar as diferentes etapas do desenvolvimento humano e os vínculos entre esses campos e suas implicações na formação da personalidade.

Continua após a publicidade.

Desenvolvimento Afetivo

Uma das áreas de estudo de Wallon foi o desenvolvimento afetivo, ou seja, a maneira como as emoções e os sentimentos evoluem ao longo do desenvolvimento infantil. Ele argumentou que as emoções são uma parte importante da vida humana e que elas têm um papel fundamental na influência do comportamento e da personalidade. Wallon também estudou como a criança aprende a expressar e controlar suas emoções à medida que cresce.

Continua após a publicidade.

Desenvolvimento Cognitivo

Outra área de interesse de Wallon foi o desenvolvimento cognitivo, ou seja, a maneira como as crianças adquirem e processam informações. Ele investigou o processo de aprendizagem da linguagem e da escrita e como essas habilidades se desenvolvem ao longo do tempo. Wallon também estudou como a criança aprende a pensar de maneira lógica e a resolver problemas.

Desenvolvimento Motor

O desenvolvimento motor também foi um tema de pesquisa de Wallon. Ele estudou como as crianças adquirem habilidades motoras básicas, como a coordenação dos movimentos corporais e o equilíbrio, e como essas habilidades evoluem com o tempo. Wallon argumentou que o desenvolvimento motor é um aspecto importante do crescimento e da aprendizagem da criança.

Etapas do Desenvolvimento

Wallon propôs que o desenvolvimento humano passa por várias etapas distintas, cada uma com suas próprias características e desafios. Ele argumentou que

Continua após a publicidade.

a criança passa por um processo de desenvolvimento que começa na infância e se estende até a idade adulta, e que cada etapa tem suas próprias necessidades e metas de desenvolvimento. Por exemplo, durante a infância, a criança é principalmente focada no desenvolvimento físico e motor, enquanto durante a adolescência, ela se concentra mais no desenvolvimento social e emocional. Wallon argumentou que é importante entender essas etapas do desenvolvimento para poder apoiar adequadamente as crianças em suas jornadas de crescimento.

Vínculos entre os Domínios do Desenvolvimento

Por fim, Wallon argumentou que os diferentes domínios do desenvolvimento, como o afetivo, cognitivo e motor, estão interconectados e influenciam mutuamente o desenvolvimento da personalidade. Por exemplo, o desenvolvimento cognitivo pode ser influenciado pelo desenvolvimento afetivo, já que as emoções podem afetar a maneira como a criança processa informações. Wallon acreditava que é importante considerar esses vínculos ao se estudar o desenvolvimento humano de maneira mais ampla.

Em resumo, o trabalho de Wallon sobre o desenvolvimento humano foi fundamental para a compreensão da criança e do seu psiquismo em diferentes campos de atividade e momentos de evolução. Ele investigou o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança e propôs que o desenvolvimento humano passa por várias etapas distintas. Além disso, ele argumentou que os diferentes domínios do desenvolvimento estão interconectados e influenciam mutuamente o desenvolvimento da personalidade.

Share.