Continua após a publicidade.

Na década de 70 teve início um movimento expressivo com críticas à Educação Física tradicional, e esse “movimento renovador” trouxe importantes questionamentos e reflexões especialmente para a parte científica da Educação Física.

Movimento Renovador na Educação Física na década de 70

A década de 70 foi um marco importante na história da Educação Física, pois foi neste período que teve início um movimento renovador com críticas à Educação Física tradicional. Este movimento trouxe importantes questionamentos e reflexões, especialmente para a parte científica da Educação Física.

Continua após a publicidade.

A “Educação Física” como disciplina acadêmica independente

Com as críticas e questionamentos gerados pelo movimento renovador, passou-se a repensar a Educação Física como disciplina acadêmica, que produz seus próprios conhecimentos. A mudança de pensamento foi clara: a Educação Física deixou de ser apenas uma área de aplicação para se tornar uma área de produção de conhecimento.

Continua após a publicidade.

A libertação da dependência das “áreas mães”

A Educação Física passou a se libertar das “áreas mães”, como a sociologia, psicologia, biologia e biomecânica, tornando-se uma disciplina autônoma e independente. A produção de conhecimento nesta área passou a ser mapeada e avaliada com o objetivo de se valorizar a qualidade e perspectiva de evolução e consolidação da Educação Física como disciplina acadêmica.

Continua após a publicidade.

Conclusão

O movimento renovador da década de 70 foi fundamental para a valorização da Educação Física como disciplina acadêmica independente e para a consolidação da sua produção de conhecimento. O repensar da Educação Física como disciplina acadêmica e a libertação da dependência das “áreas mães” foram passos importantes na sua evolução e consolidação.

Share.