Acaba de chegar uma torre colossal da MSI, é a MEG Prospect 700R, com formato EATX e com uma ideia que já está em volta de todos. A MSI é uma das primeiras a integrar um pequeno ecrã onde pode gerir vários aspectos do funcionamento desta torre colossal.
Projeto
Com uma embalagem enorme em papelão preto grosso, tem mais de 22 Kg, temos uma das embalagens mais bonitas que já vimos. Com linhas douradas, torre estampada em diversas faces e diversas informações sobre a torre.
No interior temos proteções de polietileno, a torre e seus acessórios. Encontramos suporte vertical para GPU, parafusos, âncoras EATX, abraçadeiras plásticas e manuais.
Exterior
Criado em plástico, aço e vidro temperado, sua forma angular lembra o rastreador de areia de Star Wars. Suas dimensões alcançam 585 x 257 x 537 mm com peso de 15,95 kgO que faz um volume de 80,7 litros.
Temos no lado visível um painel de vidro temperado com estrutura metálica que faz parte da parte frontal e removível do chassi, sem ferramentas, facilitando a abertura para trabalhar na torre. Dele fechamento tem 3 pontos de pressão Baixa resistência para fácil abertura. A única coisa que muda no segundo painel é que ele é totalmente em metal, com perfurações e filtro de partículas.
A frente do MEG Prospect 700R também é composta pelas próprias portas quando fechadas. Dispomos de placa metálica inclinada e perfurada com 3 ventoinhas de 140 mm pré-instaladas e filtro de partículas. Logo acima temos uma tela sensível ao toque de 4,3 polegadas com a qual gerenciaremos a torre.
A parte superior vem com uma tampa metálica perfurada, abaixo temos outro filtro de partículas e os trilhos para ancoragem de radiadores de ventoinhas de até 360 mm ou 140 mm. Na parte traseira temos âncoras para ventoinhas de 140 mm, 7 slots para portas de expansão e âncoras para PSU com formato ATX.
No parte inferior Também temos outro filtro removível, isso é colocado com alguns trilhos. Incorpora 4 pés de plástico com borracha antiderrapante para evitar arranhões na área de trabalho e apoiar a torre.
Botões e conexões
Bem no final perto da tela temos todas as portas e botões do MEG Prospect 700R. Encontraremos liga/desliga, reinicialização, dois USB 3.2 Gen 1 Tipo A, um USB 3.2 Gen 2×2 Tipo C e conectores 3.5 separados para áudio e microfone.
Interior
Com um tamanho tão colossal temos compatibilidade com todos os tipos de placas-mãe até o formato E-ATX. Para este último temos algumas âncoras extras para colocação. Possuímos prensa-cabos tanto na parte superior quanto na lateral da placa-mãe, tornando seu acesso muito simples.
Como é comum em torres de determinado tamanho, temos uma abertura coberta por uma tampa removível, algum tipo de decoração RGB ficaria bem. Como disse, uma vez retirados temos os trilhos para instalação de radiadores ou ventiladores.
Na parte traseira temos tudo o que é necessário para a gestão dos cabos, presilhas de velcro para melhor organização e na parte superior uma ventoinha e controlador ARGB que facilita a instalação destes acessórios. Devo dizer que é um dos melhores sistemas que experimentei, tudo é muito simples e completo.
Inteligência de Jogos MSI
Sua tela sensível ao toque se comunica diretamente com o MSI Center, para que possamos variar a velocidade do ventilador, iluminação RGB, monitoramento de temperatura ou desempenho. Além disso, no MSI Center podemos configurar GIFs ou vídeos de marca ou usar os nossos próprios na tela.
Refrigeração
Como mencionamos, podemos usar refrigeração a ar, tanto com dissipador de calor de 185 mm de altura para a CPU quanto com GPU de 400 mm de comprimento. Nesse caso podemos instalar um grande número de ventiladores, 3 de 140 na parte superior, já temos 3 instaladas na frente de 140, uma traseira de 140 mm, perfazendo um total de 7 ventoinhas. Embora também possamos alterá-los para os fãs de 120 mm, chegando a um total de 10 ventoinhas incluindo 3 logo ao lado da placa-mãe.
No caso de radiadores, o MEG Prospector 700R permite utilizar no máximo três radiadores de até 360 mm ou menores, colocado nas áreas superior, frontal e lateral. Além disso, podemos colocar um na placa traseira de até 140 mm, embora já não seja comum com tal capacidade.
Unidades de armazenamento
Temos muito espaço e tem sido bem aproveitado, abaixo temos o clássico suporte para unidades de armazenamento com baias removíveis. Podemos incluir duas unidades, 3,5″ ou 2,5″. Além disso, possui uma âncora de liberação rápida logo atrás da placa-mãe, podemos incorporar dois drives de 2,5″. Então se fizermos uma contagem chegamos a até 4 unidades de armazenamento por conexão SATA.
Temperaturas
Os testes foram realizados em uma sala com temperatura ambiente constante de 24 graus e 100% de funcionamento do ventilador da torre.
Após 30 minutos de estresse combinado para CPU e GPU, as temperaturas atingidas para ambas as CPUs atingiram 95 graus. Enquanto a GPU atingiu 73 graus com desempenho do ventilador de 68%.
Componente | Parado | 100% Carga |
Ryzen9 7900X | 42 | 95 |
NVIDIA RTX 4090FE | 32 | 73 |
O próprio sensor da torre, por incluir uma sonda, nos dá uma pista sobre as temperaturas, pois em modo inativo está em 25 graus. Obviamente com alguns ventiladores na zona superior o fluxo de ar e as temperaturas melhorariam mais, só tendo os pré-instalados a temperatura subiria para 35 graus
Veredicto
Este colossal MEH Prospect 700R apresenta uma qualidade muito elevada, o fecho das suas janelas é um sucesso porque fazem parte da frente, embora seja necessário usar um pouco de força para fechá-las. A qualidade dos materiais é muito premium, com bons acabamentos, podendo aceder a qualquer parafuso como as ranhuras PCI demonstra uma preocupação com o detalhe.
As capacidades são impressionantes, estamos falando em poder inserir até 13 ventoinhas ou até 3 radiadores de 360 mm. Compatibilidade total com todos os coolers de CPU em altura e com gráficos de 400 mm. A organização da fiação também tem sua menção, graças aos seus canais com clipes ou ao controlador para ventiladores e ARGB.
Com um preço a rondar os 370 euros, é uma torre avançada com ecrã próprio que permite gerir o comportamento dos componentes e monitorizar outros. Capacidades de expansão para longa vida útil com boas temperaturas graças ao bom fluxo de ar.