Continua após a publicidade.
ad

Deixe seu PC à prova de som com ótimo desempenho

Uma das torres mais silenciosas testadas, preparada com um painel grosso de vidro temperado e um painel lateral acolchoado para isolamento acústico de tudo. Capacidade para radiadores de 420 mm, até 8 ventoinhas e 8 unidades de armazenamento. Uma torre média muito poderosa para equipamentos atuais.

Facilidade de instalação

80

Continua após a publicidade..
ad

O bom

Painéis sem ferramentas

Motherboard hasta E-ATX

Capacidade do radiador até 420 mm

8 ventiladores 140 o 8 de 120 mm

Qualidade dos materiais

Alto fluxo de ar

Recomendado para refrigeraciones custom

Inclui 3 ventoinhas Silent Wings de 140 mm

Continua após a publicidade..
ad

Filtro de partículas superior e frontal

O mau

Não inclui PCIe Riser

Os painéis estão deslizando

Não inclui HUB ou controlador de ventilador/rgb

Não inclui suporte vertical para GPU

Gerenciamento de cabos muito básico

Temos as últimas novidades de fique quieto! Conosco, sua nova torre Shadow Base 800. Um chassi enorme com ventoinhas incluídas e materiais de alta qualidade. Além disso, podemos encontrá-lo em 3 variantes com duas tonalidades, branco e preto.

Projeto

Com uma embalagem enorme em papelão marrom e com volume, estamos com embalagens próximas de 15 Kg. No interior temos a torre com duas proteções de poliestireno cobertas por plástico. Além disso, como acessórios temos manual, parafusos, abraçadeiras plásticas e suporte para unidades HDD.

Exterior

Criado em plástico, aço e vidro temperado, sua forma angular lembra o rastreador de areia de Star Wars. Suas dimensões alcançam 550 x 247 x 522 mm com peso de 11,8 kgO que faz um volume de 70,9 litros.

Começamos pela frontal, composta por uma enorme grade, tem uma ligeira curvatura, nela encontraremos todas as portas e botões da torre. Atrás podemos localizar ventiladores com filtro antipartículas. Como único elemento RGB temos o botão liga/desliga, embora como sempre possamos adicionar elementos e conectá-los à placa-mãe.

Numa das laterais, a visível, obviamente, temos vidro temperado de 4 mm, todo sobre um chassi metálico embelezado com uma moldura preta no vidro. No lado oposto temos uma janela metálica forrada com um painel insonorizante bastante espesso. O mecanismo de abertura é por movimentação sobre um trilho, com dois parafusos, cada janela para fixação. Um mecanismo muito seguro mas ao mesmo tempo mais complicado de trabalhar, pois exige a remoção dos painéis.

A área superior apresenta primeiro uma tampa com filtro de partículas removível, abaixo temos uma grade com perfurações triangulares fixadas ao chassi. Na minha opinião essas grades superiores só impedem um maior fluxo de ar, prefiro uma abertura larga que permite trabalhar melhor com os componentes. A área superior é compatível com a instalação de ventoinhas de 120 ou 140 mm.

Publicidade
ad

A área traseira possui uma ventoinha Pure Wings 3 de 140 mm pré-instalada, 7 slots de expansão e um suporte removível para instalação da fonte de alimentação. Podemos girar os slots 90 graus para colocar nossa placa gráfica verticalmente, para isso basta retirar os parafusos que a fixam.

No parte inferior Também temos outro filtro removível, isso é colocado com alguns trilhos. Abaixo temos o mesmo padrão da grade superior, podendo instalar também uma ventoinha de até 140 mm. Tem 4 pés de plástico com borracha antiderrapante para evitar arranhões na área de trabalho e apoiar a torre.

Botões e conexões

Para o Shadow Base 800 temos um botão liga/desliga, controle RGB, dois conectores USB 3.2 Gen 1 Tipo A, um USB 3.2 Gen 2 Tipo C e 3,5 para áudio e microfone separados.

Interior

Devido ao seu tamanho, já tínhamos compatibilidade com todos os tipos de placas-mãe até o formato E-ATX. Temos prensa-cabos tanto na parte superior quanto na lateral da placa de base ou na parte inferior, embora não tenham sido colocados guarnições de borracha. Na tampa inferior fixa que cobre a PSU temos uma pequena placa removível

Na zona traseira temos espaço para gestão da cablagem, com 30 mm uma vez fechada a tampa. Seu sistema é muito básico, temos alguns clipes colocados que não são fáceis de trabalhar. Não existem mais canais ou sistemas de gerenciamento atuais para orientar a fiação da PSU. Também não temos o controlador HUB ou RGB/FAN mais comum para torres destas dimensões.

Refrigeração

Podemos usar refrigeração a ar, tanto com dissipador de calor de 180 mm de altura para a CPU quanto com GPU de 430 mm de comprimento. Nesse caso podemos instalar um grande número de ventiladores, 3 de 140 na parte superior, já temos 3 pré-instaladas na frente de 140, uma traseira de 140 mm e uma na parte inferior, perfazendo um total de 8 ventoinhas. Embora também possamos alterá-los para os fãs de 120 mm, atingindo um total de 8 ventoinhas.

No caso de radiadores, o Shadow Base 800 permite a utilização de no máximo até 420 ou 360 milímetros tanto nas áreas superiores quanto frontais. Além disso, podemos colocar um de até 120 mm na parte traseira, embora não seja mais comum ou necessário com tal capacidade.

Unidades de armazenamento

Temos muito espaço e tem sido bem aproveitado, abaixo ao lado da PSU podemos usar o suporte do HDD e incluir 2 unidades de 3,5″ ou 2,5″. Além disso, possui uma âncora de liberação rápida logo atrás da placa-mãe, podemos incorporar dois drives de 2,5″. Além disso, e por último, temos outro painel de liberação rápida no lado esquerdo para duas unidades de 2,5″. No total, contando temos a possibilidade de alojar até 8 unidades de armazenamento de 2,5″ e até 4 unidades de armazenamento de 3,5″.

Temperaturas

Os testes foram realizados em uma sala com temperatura ambiente constante de 24 graus e 100% de funcionamento do ventilador da torre.

Após 15 minutos de estresse combinado para a CPU e GPU, as temperaturas atingidas para ambas as CPUs atingiram o pico de 95,9 graus. Enquanto a GPU atingiu 75 graus com desempenho do ventilador de 68%.

ComponenteParadoJogos100% Carga
Ryzen9 7900X436995,9
NVIDIA RTX 4090FE326275

O desempenho obtido é muito alto, atingindo frequências para o CPU a 100% de carga com média de 5,2 GHz enquanto o GPU mantém 2,7 GHz. O fluxo de ar é muito bom e isso é perceptível nos componentes, é o que procuramos.

Veredicto

Tanto o design como os materiais utilizados na Shadow Base 800 são da mais alta qualidade. Embora existam aspectos que do meu ponto de vista poderiam melhorar devido à sua faixa de preço. Para melhor ventilação e operacionalidade do trabalho, uma tampa superior totalmente aberta, sem grade e até removível para fixação de ventiladores, teria sido boa. Os painéis laterais possuem abertura deslizante, portanto a montagem ou desmontagem de componentes exige sempre a retirada dos painéis, mesmo que seja uma pequena alteração.

A inclusão de filtros de partículas é perfeita para manter o interior da torre o mais limpo possível, além de serem facilmente removíveis para limpeza. Os acessórios são breves, não incluindo suporte vertical para GPU ou riser para conectá-lo. Além disso, o isolamento acústico é superior ao observado em outras torres, com painel lateral acolchoado e painel espesso de vidro temperado.

Outra questão é o gerenciamento de cabos, onde é necessária uma grande atualização, deixando-o muito atrás dos concorrentes. Não temos canais de organização, o sistema de laço de velcro é muito tosco, o que aumenta o trabalho para organização. Também não inclui split ou controlador para ventoinhas ou RGB, o que teria ajudado muito com tamanha capacidade.

As possibilidades de expansão são perfeitas, podemos instalar 8 ventoinhas, sejam 140 ou 120. Radiadores de até 420 mm, seja na parte frontal ou na tampa superior ou duas de 360 ​​mm, além de grande facilidade para refrigeração customizada. A capacidade de armazenamento é realmente excelente, com até 8 unidades de 2,5″ ou 4 unidades de 3,5″.

Por fim, o fluxo de ar é muito bom, mantendo excelentes temperaturas para os componentes.

Com um preço de 169 euros no mercado, está acima dos concorrentes que oferecem muitas opções e melhorias em termos de design, incluindo ventoinhas RGB, HUB para ventoinhas e RGB e muitas mais opções.

Selo Final 2 Recomendado pela NewEsc
Share.