Continua após a publicidade.
ad

Os bancos, como são conhecidos, são instituições ou agentes financeiros que possuem o controle monetário sobre as atividades comerciais. Desde as primeiras fundações foram detentores de muito poder econômico mediante os negócios de compra e venda na sociedade. É notório e inquestionável o valor de tais entidades.

Continua após a publicidade..
ad

Quem nunca deixou de guardar o seu dinheiro em casa e preferiu guardá-lo no banco por considerar um lugar mais seguro? A instituição é de tamanha importância e segurança que quase nunca se espera o anúncio de falência que na maioria das vezes gera caos e desespero àqueles que depositaram lá as suas economias.

Foi isso que aconteceu recentemente com os bancos FTX, Celsius Network, Voyager Digital, Blockfi e Genesis Global, conhecidos pela atuação no mercado das criptomoedas.

Venha conferir mais detalhes sobre o acontecimento e um rápido resumo sobre a tecnologia das criptomoedas.

Continua após a publicidade..
ad
Bancos atuantes no mercado das criptomoedas faliram Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda o que ocorreu na situação

O acontecimento gerou caos e desespero aos clientes dos respectivos bancos citados. As instituições não puderam escapar da falência.

Um alto valor monetário foi perdido, cerca de R$ 3,4 bilhões. Isso deixou o público com as mãos na cabeça. E agora, como pagar os credores?

O valor da dívida foi concluído pelos documentos dos processos jurídicos de cada um dos bancos.

Além de tudo, um outro motivo para tamanho caos é que estes bancos são os mais atuantes no mercado das criptomoedas.

Publicidade
ad

Veja também: Bancos tem até dia 12 para se inscrever no DESENROLA; veja quais serão as novas oportunidades de renegociação

Entenda mais sobre as criptomoedas

As criptomoedas ou cibermoedas equivalem a um dinheiro digital que possui o mesmo valor e função que o dinheiro físico. Além disso, elas não podem ser emitidas pelo governo. É um meio de troca descentralizado e seguro que permite transações digitais de valores.

A Bitcoin foi a primeira criptomoeda, criada em 2009 e a mais conhecida até hoje. Além dela também existe a Ethereum, criada em 2015, a mais popular seguindo a Bitcoin; a Litecoin conhecida pela sua agilidade nas transações; a Ripple, fundado em 2019, conhecida por sua capacidade de rastrear diferentes transações.

Utilizar as criptomoedas possuem suas vantagens e algumas delas se referem a liberdade de pagamento que pode ser feito de qualquer lugar a qualquer momento; taxas baixas ou isentas; segurança quanto aos seus dados sem a necessariedade de vincular suas informações pessoais; transparência, é impossível controlar o protocolo da moeda digital, pois esta é criptografada (bastante protegida).

Porém, da mesma forma que a utilização possui as suas vantagens, também trazem consigo algumas desvantagens sendo estas o baixo grau de aceitação, poucas pessoas ainda conhecem ou usam as moedas digitais; grandes ajustes de preço frequentes; a segurança, embora tenha seus aspectos positivos, ainda tem o seu lado negativo, existe o risco do usuário apagar ou perder seus bitcoins. Além do mais, as criptomoedas não estão 100% protegidas dos malware (software do mal que causam prejuízo ao usuário).

Veja também: Bancos fazem nova PROMESSA aos consumidores e JUROS devem CAIR; saiba tudo!

Share.