Há cerca de um ano tivemos a oportunidade de testar o aspirador topo de gama da Dreame, o Sonho T30, o que nos surpreendeu positivamente. Este ano temos que analisar o novo aspirador da marca, o Dreame R20, um produto semelhante mas com várias melhorias significativas.
Embalagem e acessórios
O Dreame R20 vem em uma ótima embalagem, com imagens do produto em ambos os lados destacando suas principais características, além de alguns detalhes técnicos.
Ao abrir a caixa, você tem o aspirador com seus acessórios: três escovas elétricas rotativas, o bastão de fibra de carbono, um suporte de parede, um bico extensível e flexível, um adaptador flexível e uma escova ajustável.
Design e recursos
Se você leu nossa análise do Dreame T30, rapidamente reconhecerá que o R20 mantém design e construção muito semelhantes. É mais, Ainda temos o plástico como material principal e uma haste de fibra de carbonoo que cria um bom equilíbrio em termos de peso e qualidade de construção.
É no corpo do aspirador que encontramos grande parte da tecnologia e funcionalidades, como o Tanque de resíduos com filtragem de 5 camadas, motor de alta potência e até uma pequena tela o que nos permite ajustar o modo de energia e visualizar alertas de diagnóstico.
Se o T30 já era fácil e prático de usar, esta versão é ainda melhor. Não só pelas diversas melhorias na ergonomia das quais falaremos um pouco mais tarde, mas também porque a marca conseguiu reduzir o peso do aspirador em até 1,67 kg, um peso muito baixo comparado com outros aspiradores verticais do mercado.
O recipiente de resíduos tem um capacidade aproximada de 600 ml e utiliza sistema de esvaziamento rápido com um botão. É um sistema prático que requer pouca manutenção, mas é importante colocar o aspirador próximo ao balde (ou saco) na hora de esvaziá-lo.
Uma das características deste R20 é a sua versatilidade, que se deve em grande parte à vasta gama de acessórios que vem na caixa. Existem duas escovas elétricas rotativas para pisoum multiuso, que pode ser utilizado em diversos tipos de pisos e carpetes, e outro voltado para pisos mais sensíveis, como madeira ou cerâmica.
Dispomos ainda de uma pequena escova rotativa adequada para a limpeza de sofás e colchões, um bocal extensível e maleável que nos permite chegar aos cantos mais difíceis, e um adaptador flexível que pode ser acoplado ao eixo, facilitando a utilização do aspirador por baixo. sofás e outros locais de difícil acesso.
Voltando ao aspirador, no topo temos um pequeno ecrã que nos permite alterar a potência de sucção, visualizar a potência utilizada em tempo real e também a percentagem de bateria restante.
La pantalla nos informa cuando hay un problema con la aspiradora, como un bloqueo del cepillo eléctrico, y también tiene un botón que nos permite cambiar el modo de funcionamiento del botón de la aspiradora: mantener pulsado para aspirar, o pulsar para cambiar el estado ( on off).
Em relação à autonomia, o R20 vem equipado com um bateria removível de íon de lítio de 23.200 mAho que proporciona autonomia de até 90 minutos no modo automático.
Obviamente, esta é uma estimativa aproximada, pois a duração será afetada pela quantidade de lixo aspirado e pelos acessórios utilizados. Em qualquer caso, por ter uma bateria removível podemos prolongar sua vida útil utilizando uma segunda bateria (adquirida separadamente), que pode até ser carregada diretamente no suporte de parede.
Sistema de motor e filtro
O Dreame R20 está equipado com o mesmo motor do anterior T30, motor que já se destacou no ano passado pela potência e eficiência. Em termos de números, temos velocidades de até 150.000 RPM no modo turbo e capacidade de sucção de até 190 AW. Esse valor é superior ao de outros modelos muito populares no mercado atual, como o Dyson V11 e o V12 Slim, que são ainda mais caros.
Outra característica importante é a sua Sistema de filtragem de 5 níveis, alcançando uma eficiência de filtragem de 99,9%evitando assim a liberação de partículas de poeira durante o processo de aspiração.
Além disso, todos os filtros utilizados podem ser lavados, facilitando a manutenção do aspirador sem perder muito tempo ou ter que comprar novos filtros.
Experiência do usuário e desempenho
Antes de nos aprofundarmos em nossa experiência real, é importante observar que O R20 possui um total de 2 modos de aspiração: automático e turbo. Auto é o modo inteligente, que ajusta automaticamente a potência dependendo da sujeira aspirada.
O modo Turbo permite que o aspirador funcione constantemente na potência máxima, algo que pode ser necessário em algumas situações, principalmente se não estiver usando as escovas elétricas, pois às vezes a potência não é suficiente para aspirar as menores partículas. aspirador nunca ajusta corretamente a sua potência.
Para testar a capacidade de sucção no modo automático, já que é esse o modo que devemos utilizar na maior parte do tempo, principalmente com rolos escova elétricos, tentamos espalhar um pouco de arroz no chão de madeira e no carpete.
Em ambos os casos, o Dreame R20 conseguiu sugar toda a sujeira sem dificuldade, ajustando sua potência de forma totalmente automática, ao mesmo tempo em que nos informava, através de um esquema de cores em sua telinha, a potência que estava utilizando: verde (baixo), amarelo ( médio) ou vermelho (máximo).
Mais uma vez, tendo testado o Dreame T30 no ano passado, é impossível não fazer comparações entre os dois. Começando pelos pincéis principais, ambos agora podem ser dobrados tanto vertical quanto horizontalmente, tornando-os mais manejáveis. Além disso, a introdução de uma abertura frontal (ajustável) na escova multiusos tornou possível aspirar detritos maiores que antes não eram possíveis.
Mas a melhoria com maior impacto é a introdução de LEDs azuis na escova multiusos, já que esse recurso mudou completamente a forma como aspiramos. Estes LEDs, e a forma como são colocados (dois, um de cada lado), têm um grande impacto na forma como o aspirador é utilizado e na eficácia da limpeza, realçando toda a sujidade, pó, pêlos de animais, etc. , que não são visíveis a olho nu.
Quando iniciamos esta análise, sabíamos que esta seria uma das maiores vantagens do R20, mas rapidamente se tornou nosso recurso favorito, dada a maneira estranha como conseguimos localizar até as menores partículas de sujeira que não são visíveis a olho nu. Tornando o processo de aspiração muito mais eficiente e satisfatório.
Passando para outros acessórios, a nova escova giratória pequena e a escova principal para piso de madeira foram outras duas surpresas agradáveis. O primeiro é muito mais eficaz na aspiração de pelos e pelos de animais, e o segundo permite maior cuidado na aspiração de pisos mais sensíveis.
Nossa única crítica é que esta última escova não inclui os mesmos LEDs da escova multiuso, algo que a Dreame poderia muito bem ter incorporado para manter uma experiência consistente entre os dois acessórios.
Conclusão
Com preço em torno 299 euros (no momento da publicação desta revisão), O Dreame R20 é um bom exemplo de como melhorar um produto que já é bom (o Dreame T30), tornando-o ainda melhordesde a introdução dos LEDs, que nos permitem limpar com muito mais eficiência, até às diversas melhorias no funcionamento dos acessórios incluídos.
Na nossa opinião, é um dos aspiradores verticais sem fio que deve ser levado em consideração, dada a sua excelente qualidade e desempenho, juntamente com a fiabilidade comprovada da Dreame nos últimos anos.