Continua após a publicidade.

Está disponível uma assistente virtual no portal Gov.pt. Fala 12 idiomas e ajuda a esclarecer muitas questões sem ter que ir aos serviços.

O portal gov.pt tem uma nova assistente virtual de inteligência artificial, que consegue falar em 12 idiomas sobre os mais de 2.300 serviços públicos do portal. 

Continua após a publicidade.

Esta assistente substitui os antigos assistentes digitais do portal, utilizando as mais recentes tecnologias de inteligência artificial generativa (GenAI) e uma base de conhecimento especializada em serviços públicos.

Através do ícone localizado no canto direito inferior do portal, os cidadãos podem fazer perguntas e esclarecer informações sobre serviços públicos, num registo de conversa, através de texto escrito ou voz.

A conversa também pode ocorrer em chat ou em interação com um avatar animado, permitindo uma experiência mais imersiva e inovadora.

Continua após a publicidade.

Assistente virtual fala 12 idiomas diferentes

Para 2025 estão previstas novas funcionalidades, incluindo a possibilidade de realizar serviços com a própria assistente, acompanhar processos ou agendar atendimento nos serviços públicos.

Mas uma das grandes vantagens é a pluralidade de línguas em que esta assistente virtual consegue comunicar. Conheça os idiomas disponíveis:

  • português de Portugal
  • português do Brasil
  • inglês
  • espanhol
  • francês
  • alemão
  • italiano
  • bengali
  • hindi 
  • nepalês
  • mandarim
  • ucraniano
  • russo.

Informações claras

Este assistente virtual foi desenhado para responder às questões dos utilizadores de forma clara, rápida e personalizada, ajudando os cidadãos a encontrar as informações de que precisam sem necessidade de navegar extensivamente pelo site ou contactar diretamente os serviços públicos.

Capaz de responder a uma vasta gama de perguntas, o assistente virtual cobre áreas muito distintas e que podem eliminar muita burocracia. Aqui ficam alguns dos exemplos daquilo que pode ser tratado por esta via.

Continua após a publicidade.
  • Documentos pessoais (Cartão de Cidadão, passaporte);
  • Serviços fiscais;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Emprego e segurança social;
  • Licenças e autorizações administrativas.

Vantagens deste serviço

A introdução do assistente virtual trouxe várias melhorias significativas para os cidadãos e para o funcionamento do portal Gov.pt. Desde logo a disponibilidade 24/7. Ao contrário dos balcões físicos ou dos serviços de atendimento telefónico, o assistente virtual está disponível a qualquer hora, todos os dias.

Continua após a publicidade.

Depois há a questão da acessibilidade melhorada, ou seja, os utilizadores podem obter respostas rápidas, independentemente do seu nível de literacia digital.

Permite também, uma redução do tempo de espera, já que o assistente elimina a necessidade de pesquisar extensivamente ou de esperar por atendimento humano.

É essencial para uma menor pressão sobre os serviços públicos, uma vez que com as questões mais comuns resolvidas automaticamente, os funcionários humanos podem focar-se em casos mais complexos.

Finalmente, é um instrumento de inclusão: a ferramenta inclui suporte em português e em outras línguas, promovendo o acesso a cidadãos estrangeiros.

Share.