Continua após a publicidade.
ad

Não há dúvida de que os Roguelikes estão presentes hoje, uma boa prova disso é a grande quantidade de títulos do gênero que o Nintendo Switch possui.

Na presente análise vamos falar sobre Vagandoum roguelike indie com estilo pixel art 2D desenvolvido por Nuke Noveque chegou recentemente ao grande híbrido N das mãos de Blitworks.

Quer saber o que achamos disso? Então não hesite e continue lendo.

Continua após a publicidade..
ad

Uma caverna misteriosa marca o início da aventura

Se há algo que pode ser destacado em Vagante é que ele carece de história e vai direto para a ação, por isso não vamos perder tempo lendo diálogos que nos colocam na trama.

Assim, assim que o jogo começar, Temos que escolher o tipo de guerreiro que nosso personagem será e entrar em uma caverna.

Esta cavernacomo não poderia ser de outra forma, Isso vai mudar em cada um dos nossos jogosportanto não teremos duas aventuras idênticas em Vagante.

Assim, cada vez que entrarmos nele encontraremos diferentes layouts e níveis, atormentados por diversos inimigos, como ladrões ou morcegos, e armadilhas.

Além disso, em nossa jornada podemos encontrar novos equipamentos para nosso personagem, como armas brancas, armas de longo alcance ou feitiços.

Continua após a publicidade..
ad

Você não está sozinho, camarada

Nesse sentido, cabe destacar que um dos aspectos mais interessantes do Vagante é que Poderemos realizar a nossa aventura acompanhados graças ao multiplayer, tanto local como onlineo que nos permitirá jogar com até três amigos.

Isto, sem dúvida, tornará os jogos muito mais divertidos, pois poderemos espremer toda a essência do título e explorar as diferentes áreas com mais calma.

Estar acompanhados nos permitirá derrotar mais facilmente os diversos inimigos, bem como testar o efeito dos diversos objetos com um pouco mais de tranquilidade. E é que No Vagante não saberemos o efeito dos diferentes objetos até que os utilizemos.

Assim, por exemplo, podemos encontrar poções que nos curam, aumentam algumas das nossas estatísticas… ou nos envenenam e nos fazem perder a vida aos poucos. Mas não se trata apenas de poções, mas pergaminhos ou outros utensílios também podem nos oferecer vantagens ou desvantagens. Incentivamos você a experimentar todos os objetos que encontrar, o riso é garantido.

Você vai morrer de novo e de novo

Já comentamos vários aspectos característicos do jogo, como a possibilidade de jogar em modo cooperativo local ou que a caverna em que entramos é diferente em cada jogo. Agora, vamos nos referir a outro ponto característico do título: em Vagante você vai morrer muitas e muitas vezes.

É interessante destacar isso, pois não só o efeito secundário dos objetos nos fará morrer, mas também as armadilhas que encontraremos à medida que avançamos ou as lutas contra os inimigos.

Se morrermos, claro, teremos que recomeçar, então, No longo prazo, pode se tornar um jogo um tanto repetitivo..

Publicidade
ad

Em relação ao combate, deve-se destacar que o controle do personagem pode ser um tanto brusco. Com Y realizamos os ataques corpo a corpo, com Um pouco mais de profundidade e algumas outras adições teriam sido apreciadas.

A este respeito, importa referir também que, em algumas ocasiões, podemos derrotar todos os inimigos se permanecermos num local alto e atacá-los à distância, enquanto eles tentam chegar até nós.

Agora, se a altura não for suficiente, então eles nos alcançarão e teremos que correr ou enfrentá-los utilizando todo o nosso repertório de armas e feitiços.

Gráficos e som

Embora seja verdade que o jogo não se destaca muito pelos gráficos ou pelo som, neste sentido alguns detalhes devem ser mencionados.

Em relação à seção gráfica, Vagante possui pixel art marcante, que conta com um acabamento muito bom, principalmente nos bosses.

Por outro lado, a banda sonora é aceitável, com música que combina bem com o ambiente e as diversas ações.

Embora não esteja diretamente relacionado à seção gráfica e sonora, neste ponto devemos destacar um pequeno mas, e é que os textos não foram traduzidos para o espanhol.

Embora seja verdade que não se trata de algo extremamente negativo, visto que, como referimos no início da análise, não se trata de um título com diálogos excessivos, teria sido favorável haver traduções.

Conclusões

Em suma, Estamos diante de um título que cumpre e que nos fará divertir. Além de não estar traduzido e de, depois de algumas horas de jogo, poder se tornar um tanto repetitivo, Vagante é um bom jogo para curtir tanto sozinho quanto com amigos, embora seja verdade que melhora consideravelmente quando você joga com alguém.

Share.