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Aprender a criar uma rede de contactos vai ajudá-lo a melhorar não só a sua carreira, como também a vida pessoal. Por isso mesmo, preparamos um artigo com as dicas de networking cruciais para adotar desde já.

Sabia que os profissionais que têm uma rede de contactos sólida, são aqueles que para além de negócios e carreiras de sucesso, têm amizades estáveis e estão sempre na linha da frente prontos para novas oportunidades?

De facto, se procura a chave para o sucesso ao longo desta caminhada, saiba que a melhor forma para fazer networking é efetivamente aproveitar os seus pontos fortes naturais. Ou seja, sem que tenha que se esforçar para ser extrovertido, interessado ou criativo para fazer conexões.

8 dicas de networking das quais não se pode esquecer

O primeiro passo para ser bem sucedido no networking é assumindo-o como a criação de ligações pessoais e não somente comerciais. Esta é a 1ª das dicas de networking a ter em conta e que fará toda a diferença no seu sucesso.

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Procure relaxar e fazer com que os outros indivíduos relaxem também. Não se preocupe demasiado em vender algo ou em ganhar uma discussão, pois, no que diz respeito ao networking, essas atitudes não o irão beneficiar.

Por isso, opte sempre por respeitar as outras pessoas e dê-lhes a oportunidade de se exprimirem também. Aprenda a ouvir, seja paciente e verá que, mais cedo ou mais tarde, as oportunidades irão surgir.

Além disso, não force conexões, não tenha vergonha em admitir que não conhece algo e, o mais importante, demonstre interesse verdadeiro por aquilo que os outros têm para lhe dizer.

Caso o seu interesse não seja sincero, mais cedo ou mais tarde as suas ligações irão aperceber-se, poderá ficar mal visto e perderá, obviamente, mais do que aquilo que poderia ganhar com o networking.

2

Seja gentil e cuide dos relacionamentos com as pessoas

Mesmo que no seu dia-a-dia ocupe cargos de extrema importância, é crucial que seja sempre gentil e que cuide do seu relacionamento com as pessoas que fazem parte da sua rede.

Afinal, muitas vezes, a indicação para ocupar determinada função numa empresa parte precisamente de uma visão pessoal que um contacto tem sobre si.

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3

Participe em eventos de networking de forma correta

Atualmente existem vários eventos de networking a acontecer online, sendo que muitos podem ou não ser gratuitos. E se já participou em algum evento do género, provavelmente sabe que a primeira etapa é preencher o seu nome.

E apesar de não parecer, este é um aspeto extremamente importante a ter em consideração quando o assunto é a sua rede de contactos. Por isso, observe sempre primeiro o nome e outras informações que as outras pessoas colocaram antes de preencher o seu.

Repare: se verificar que a maioria das pessoas só coloca o primeiro nome, então faça exatamente o mesmo. No caso de todos terem o nome completo e cargos na empresas, opte por colocar tudo isso também.

A 4ª dica de networking relaciona-se com a necessidade de uma estratégia para potenciar o networking. Foque-se no networking estratégico em vez de procurar ligações ao acaso.

Procure criar uma rede de contatos que consiga gerir e nutrir, pois criar contatos para os utilizar apenas quando necessita de favores vai fazer com que estes se sintam usados e consequentemente, vai fazer com que os perca.

Assim, experimente fazer duas listas:

  • A primeira deverá incluir as pessoas que conhece e com as quais deseja fortalecer o seu relacionamento: como colegas de trabalho, profissionais da área e possíveis colegas que conheceu em eventos passados até;
  • A segunda lista deverá conter as pessoas que pretende conhecer: falamos de membros de uma comunidade na qual se deseja envolver, líderes no trabalho ou influenciadores na sua área.

Assim que estas listas estiverem criadas, verá que será muito mais simples colocar a sua estratégia a funcionar.

5

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Avalie o seu próprio valor

No networking, as relações não são unilaterais. É certo que determinados indivíduos o podem beneficiar em diversos aspetos, mas não se esqueça de que também os pode beneficiar a eles.

Por isso, o seu mantra no networking deve ser “sou uma pessoa que vale a pena conhecer e que de alguma forma agrega valor ao próximo”.

Não sabe qual o seu valor? Pergunte a si próprio: o que é que consegue trazer de relevante para esta interação? Identifique a necessidade que consegue colmatar aos olhos da pessoa com quem está a interagir e faça uso disso para potenciar o seu valor.

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6

Aproveite o LinkedIn e mantenha-se ativo

Vivemos numa era digital e, por isso mesmo, a internet tornou-se numa das formas mais rápidas e eficazes para criar e gerir a sua rede de contactos.

A verdade é que o LinkedIn é a rede profissional mais indicada para começar a criar, estabelecer ligações, trocar conhecimentos, assistir a eventos e manter o seu networking em dia.

Para o efeito, certifique-se que o seu perfil está completo, com todas as suas competências, experiências profissionais, causas nas quais acredita e formação. E não se esqueça: mantenha-se ativo através de posts com conteúdos interessantes para o seu nicho e interações nas publicações, por exemplo.

Quer seja em modo presencial ou online, quando conhece alguém ou cria uma nova conexão, questione sempre se pode ajudar. Na verdade, esta pergunta é uma das formas mais eficazes para construir conexões duradouras nos dias que correm.

Afinal, depois de ajudar alguém vai instantaneamente sentir-se mais à vontade e feliz por ter ajudado e agregado valor à vida daquela pessoa.

Além disto, esta é uma estratégia que lhe irá trazer uma reputação positiva, demonstrando que está concentrado nos outros e não si mesmo.

8

Apresente os seus contactos uns aos outros

Sabe aquela pessoa que conhece toda a gente e que facilmente apresenta uns contactos aos outros sem qualquer problema? Esta é uma ótima estratégia para fazer crescer a sua rede de contactos e a dos outros, quando utilizada de forma consciente.

Experimente apresentar pessoas cujas necessidades correspondam aos pontos fortes de outra pessoa. Por exemplo: se tem um conhecido que pretende mudar de carreira para se converter num marketeer, fale com um profissional de marketing que conhece.

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