Uma entrevista de emprego não é mais que uma campanha em que o candidato se autopromove através do chamado marketing pessoal.
Por esta altura deve estar a perguntar-se de que forma pode o marketing pessoal influenciar o seu sucesso numa entrevista de emprego? Pois bem, deixe que lhe diga, que a resposta certa é: em tudo!
Como já aqui falamos em diversas ocasiões, nem só de um bom Curriculum Vitae e uma carta de apresentação apelativa é feito o sucesso numa entrevista de emprego. A sua atitude durante a entrevista pode ser o seu maior trunfo para ser bem-sucedido. É aqui que entra o marketing e a promoção da sua marca pessoal.
E o que é a marca pessoal? É o seu talento e o que o representa como um indivíduo, seja a nível social ou profissional. Criar uma marca forte é descobrir os seus talentos únicos e comunicá-los, através de vários meios, ao público alvo.
Quando alguém é consistente em oferecer estas experiências, cria uma marca pessoal forte, autêntica, diferenciada e memorável, ou seja, constrói a sua reputação profissional. Como vê, uma marca pessoal forte pode ajudá-lo no processo de busca de emprego.
Não fique só pelo envio de currículos, trabalhe a sua presença online, por exemplo no LinkedIn, e procure oportunidades de networking.
MARKETING PESSOAL: O QUE É E COMO FUNCIONA
Pode facilmente ser definido como a estratégia de auto-promoção do candidato e que pode aumentar as hipóteses de ser recrutado.
De forma resumida, pode dizer-se que é a estratégia que um candidato a emprego desenvolve de forma a estabelecer e/ou desenvolver contactos profissionais e destacar as suas características ou competências profissionais. É através desta que o candidato pode “cair nas boas graças” dos recrutadores.
Entre as principais vantagens de ter definida uma boa estratégia de comunicação da marca pessoal, pode enumerar-se a possibilidade de ter uma boa rede de contactos e uma boa capacidade de comunicação, que consequentemente criam um impacto positivo na imagem que projeta de si mesmo e lhe permite destacar-se.
Como funciona?
Em boa verdade, uma entrevista de emprego é uma campanha de autopromoção dos candidatos, em que o candidato dá o seu melhor para convencer o empregador de que é o candidato ideal. Isto é marketing pessoal.
Fazendo uma análise puramente comercial: o candidato assume a forma de um produto que deve ser atrativo para as empresas e como tal, através do marketing, evidencia os seus pontos fortes e mais-valias.
O processo de procura de emprego é imensamente complexo e requer trabalho e dedicação. Um dos pontos altos deste processo é a entrevista de emprego, que, por si só, significa que o seu CV já deu nas vistas entre os demais. Por isso, na hora de entrar na entrevista de emprego, garanta que está bem preparado e ponha “em jogo” a promoção da marca individual.
Como candidato a emprego, é importante ser capaz de se conectar intelectualmente e emocionalmente com quem o entrevista. Nos dias de hoje, não basta ter qualificação para a vaga, é preciso ter atenção ao que veste, ao que diz e ao que mostra com a linguagem corporal para ser o candidato certo.
8 DICAS PARA CRIAR UMA BOA ESTRATÉGIA DE MARKETING PESSOAL
Nunca é demais repetir: a preparação é fundamental para que seja bem-sucedido numa entrevista de emprego. Só assim poderá estar apto a reagir a qualquer pergunta que lhe possam colocar sem hesitações. Quanto mais bem preparado estiver, mais confiança vai transmitir e, consequentemente, melhor será a sua auto-promoção.
Antes de qualquer entrevista faça este exercício. Pense na sua estratégia de marketing pessoal. Basta que crie uma espécie de checklist, com requisitos que deve preencher que será o seu plano de marketing individual. Deixamos-lhe aqui alguns dos pontos que deve incluir.
1
Prepare-se para a entrevista
Faça a sua pesquisa. Quem é a empresa e que tipo de produtos ou serviços fornecem? Prepare-se para todas as perguntas possíveis e conheça seu currículo. Pratique a entrevista com amigos ou familiares e não se esqueça de preparar também perguntas a fazer aos recrutadores que vão demonstrar o seu interesse e dar mais informações sobre si.
2
Leve o kit de marca pessoal
Este kit deve incluir um cartão de visita, carta de apresentação, currículo, documento de referências e, caso seja uma área criativa, um portefólio de trabalhos. Não se esqueça do link para o seu site ou LinkedIn; ao fazer isto vai ser visto como alguém que veio preparado, com atenção ao detalhe e que sabe como e que sabe como se apresentar.
Ter uma postura confiante é essencial para ser bem-sucedido na sua entrevista de emprego. Lembre-se que quer projetar uma imagem positiva de si enquanto profissional. Nenhum recrutador vai querer selecionar alguém inseguro.
4
Cuidado com a sua imagem
A primeira impressão que os seus recrutadores vão criar de si estará inevitavelmente relacionada com a sua imagem. Por isso tenha cuidado com a roupa que escolhe para a entrevista de emprego. Escolha algo que o deixe confortável, mas adequado à ocasião.
5
Demonstre interesse na empresa e posição a que se candidata
Enviar CV foi uma escolha sua, por isso revele interesse nas funções, na atividade da empresa, etc.
6
Mantenha a clareza na comunicação
A forma como comunica e interage com os seus recrutadores é fundamental, já que pode ser indicativa de várias características da sua personalidade, nomeadamente a sua confiança (ou a falta dela). Seja assertivo nas suas declarações e demonstre-se seguro dos seus objetivos profissionais.
7
Mantenham uma linguagem corporal positiva
Sente-se direito, sorria, dê um aperto de mão firme e use contacto visual durante a entrevista.
8
Mostre respeito pelos entrevistadores
Se entrou bem na entrevista, saia ainda melhor. Antes de terminar, despeça-se dos seus recrutadores e agradeça o tempo que dedicaram para o receber.
Para garantir uma boa estratégia pessoal de marketing é essencial que esteja seguro das suas escolhas e do que imagina para a sua carreira. Tendo estes dois pontos assegurados, o resto vai certamente fluir com naturalidade.