Continua após a publicidade.

A Konami é uma das empresas com maior legado na indústria de videogames. Considerado há muitos anos um dos maiores expoentes da área jogos em diferentes registros (desde jogos de futebol, até jogos furtivos e de aventura e muito mais). Um cocktail explosivo que conviveu em perfeita harmonia no início do novo milénio. Uma empresa que tinha tudo e potencial para ser ainda maise que como resultado de más decisões, brigas de ego e um caminho às vezes bastante turbulento, desceu a ladeira da mediocridade (embora com flashes de qualidade).

A Konami tem um legado e franquias incríveis, e podemos estar perto de testemunhar sua ressurreição após uma colheita consecutiva desastrosa durante anos em termos de sucesso comercial e “calor” comunitário. Seja você fã ou não das franquias Konami e do que o Big K representa, convidamos você a ler isto artigo especial para a comunidade Nintendera. E como sempre, você é mais que bem-vindo para deixar um comentário.

O início da Konami

Konami: Polêmicas, sucesso e buracos na trajetória de uma das melhores empresas de videogames condenada por suas más decisões

Konami Holdings Corporationé uma empresa que nasceu como desenvolvedora de brinquedos comerciais, animes e caça-níqueis, expandindo também para a área de videogames. A sua história é bastante extensa e é uma das empresas japonesas que conseguiu estabelecer marcos económicos incríveis no início do novo milénio. Foi fundada em 1969, como uma empresa de conserto de brinquedos e jukeboxes na província de Osaka, no Japão. Seu fundador foi Kagemasa Kozuki, que continua sendo seu presidente executivo até hoje.

Continua após a publicidade.

Konami derivado de Kagemasa Ézuki, Yoshinobu Kama, Hiro MAtsuda e Shokichi EUShihara. Eles eram os parceiros do Presidente da Konami em seus primórdios, daí extrairam parte das iniciais dos sobrenomes de cada um. Algo bastante original e pouco visto hoje em dia. O significado para Konami é “ondas pequenas”. Um significado que representa muito bem o que a empresa era no início.e também no que se tornou após um período de sucesso incomparável.

Sagas de maior sucesso

Konami: Polêmicas, sucesso e buracos na trajetória de uma das melhores empresas de videogames condenada por suas más decisões

A Konami tem um catálogo maravilhoso de franquias e jogos, que vale a pena analise e dê uma olhada profunda. No total, a empresa japonesa foi proprietária e criadora de diversas sagas importantes da indústria de videogames, tais como:

  • Castlevania
  • Metal Gear Sólido
  • Morro silencioso
  • Futebol Pro Evolution
  • Yu-Gi-Oh!
  • Dança Dança Revolução
  • Contra

Certamente mais de um de vocês saberá e Você terá jogado em primeira mão qualquer título de uma dessas sagas. A Konami espalhou suas raízes durante anos em uma infinidade de franquias, cobrindo espaços impressionantes que estavam completamente vazios e que conseguiram monopolizar. Quem não se lembra das clássicas tardes de PES com os amigos na volta da escola? Ou aqueles momentos tensos ao jogar o primeiro Silent Hill há quase duas décadas.

Ou planeje nossa estratégia em Yu-Gi-Oh enquanto buscamos a vitória. E claro, o legado mais famoso de todos: a saga Metal Gear. Quem nunca se escondeu dentro de uma caixa debaixo do nariz de dezenas de inimigos? Do contrário, você nunca jogou a franquia Konami e Kojima. Uma saga que deu tudo ao Big K e que também marcou o início do atual declínio da empresa.

As polêmicas mais populares

A venda de Castlevania NFTs

Konami: Polêmicas, sucesso e buracos na trajetória de uma das melhores empresas de videogames condenada por suas más decisões

Os NFTs cresceram em 2021 e, desde então, seu uso, popularidade e valor caíram a níveis ridículos. A Konami tinha o potencial e o poder de grandes sagas em suas mãos, mas por algum motivo, decidiu mergulhar em uma espiral de más decisões que o assombra até hoje. Quando a comunidade criticou a venda de NFTs de Castlevania, a empresa inicialmente se escondeu atrás da popularidade desse mercado. Diante da pressão incessante, emitiram um comunicado no qual diziam o seguinte:

Continua após a publicidade.

Konami: Polêmicas, sucesso e buracos na trajetória de uma das melhores empresas de videogames condenada por suas más decisões

O que certificou mais uma vez, que não dariam ouvidos às reclamações e seguiriam em frente numa vã tentativa de priorizar o bolsonarismo, para o bem-estar dos jogadores e de sua comunidade.

A disputa com Griezmann

Konami: Polêmicas, sucesso e buracos na trajetória de uma das melhores empresas de videogames condenada por suas más decisões

Talvez tenha passado despercebido em comparação com outros. Nessa situação, a Konami parou na frente do espelho e disse: “até aqui”. E é que A polêmica que surgiu em torno do então jogador do Barcelona, ​​Griezmann, atingiu os japoneses. Yu-Gi-Oh! Naquela época ele tinha contrato com Griezmann e seu embaixador. Mas veio à tona uma atitude do jogador de futebol que denotava conotações racistas, já que alguns funcionários japoneses em 2019 estavam consertando seus consoles durante um intervalo.

Em aquele incidente ambos os jogadores são ouvidos brincando sobre o aparência física dos trabalhadores japoneses, insultando conotações racistas, ridículo e comentários negativos sobre sua aparência. O incidente terminou com o fim do acordo com o jogador na época.

Problemas de licenciamento em PES

PES foi uma das sagas esportivas mais famosas dos anos 2000. Desenvolvido pela Konami, conseguiu monopolizar o mercado de jogos de futebol durante anos, enfrentando uma saga FIFA menos polida e desenvolvida que a criação da Konami. No entanto, com o passar dos anos, a Electronic Arts adquiriu cada vez mais licenças de equipamentos, o que fez com que o PES apresentasse algumas deficiências neste aspecto. Embora essas deficiências tenham sido compensadas com uma jogabilidade muito superior à do primeiro FIFA.

Quando o PS3 chegou, as coisas começaram a mudar. A FIFA começou a ultrapassar a Konami ano após ano em interesse, obtendo mais licenças e competições do que estes. Até que finalmente o aspecto online do FIFA explodiu com o Ultimate Team. O que levou à deterioração da saga PES ano após ano.

Atualmente, o projeto perdeu seu nome lendário após décadas de paixão e entretenimento. Atualmente o jogo uma lhama do eFootball e tem críticas em sua maioria negativas, apesar de ser um jogo totalmente gratuito. Um final amargo e doloroso para quem cresceu com um jogo de PES debaixo do braço.

Metal Gear: Sobreviver

Konami: Polêmicas, sucesso e buracos na trajetória de uma das melhores empresas de videogames condenada por suas más decisões

Continua após a publicidade.

Muito possivelmente, o jogo que marcou o caída definitiva de Konami de muitas maneiras:

  • Ao nível da ligação com a comunidade.
  • Incapacidade de cuidar de seu emblema estrela (Metal Gear).
  • Afastamento irreversível das ideias de Kojima.
  • Declínio de talento, criatividade e dedicação nos jogos.

Pode parecer duro dizer assim, mas é a realidade que a Konami quis refletir com o lançamento desta edição do Metal Gear. Este jogo é avaliado negativamente pela grande maioria de todos aqueles que o jogaram. Não foi feito para fãs de Metal Gear e foi completamente distanciado da filosofia de Kojima e dos episódios anteriores. Um ponto de partida pronunciado que marcou a queda da Konami em muitos níveis.

O distanciamento com Kojima

Konami: Polêmicas, sucesso e buracos na trajetória de uma das melhores empresas de videogames condenada por suas más decisões

Continua após a publicidade.

A relação entre Konami e Kojima teve um começo difícil, desde o primeiro projeto do criador Foi um fracasso absoluto. E foi então que, entre a cruz e a espada, Hideo tirou a saga Metal Gear da cartola. Uma franquia de jogos que catapultou ele e a Konami para o topo do Olimpo do jogos. Um Olimpo cheio de lutas internas e quedas e infortúnios. Enquanto Kojima rompeu laços com a empresa, e conseguiu superá-la ao longo dos anos, a Big K parece ainda enfrentar um futuro turbulento, embora com menos sombras do que havia alguns anos atrás.

Kojima e Konami

Chegamos ao ponto chave. A seção para a qual muitos de vocês certamente decidiram ler este artigo. Kojima fez algumas declarações interessantes sobre a franquia Metal Gear e o que as pessoas exigiriam no futuro. Bem como o legado que seus jogos deixariam:

«O tema principal do MGS e do MGS2 é o que vai acontecer às nossas gerações futuras. Acredito ter passado para minha equipe não apenas a história, a mensagem e as características de um produto, mas também os genes de um videogame. Enquanto os jogadores quiserem mais, esta saga continuará.

Essa saga continuou mesmo que seu criador não estivesse mais dirigindo o projeto nem mesmo presente em qualquer posição. As relações entre Konami e Kojima estão rompidas. Completamente quebrado. Tanto é que um projeto derivado de Silent Hill chamado PT, que deslumbrou milhões com sua essência única e terror sem igual, acabou não vendo a luz do dia por divergências entre os dois agentes. Uma discrepância que reafirmou o fim da colaboração de Kojima com a Konami.

Konami: Polêmicas, sucesso e buracos na trajetória de uma das melhores empresas de videogames condenada por suas más decisões

Mais um passo da empresa japonesa no labirinto sombrio de más decisões em que hoje se encontra envolvida. Konami apagou todos os vestígios da relação que tinha com Hideo e Metal Gear. Apagando assim as marcas que relacionavam todos os produtos da Konami a ele. O nome de Kojima foi excluído de sites como Zona dos Enders e de Colinas silenciosas.

A partir de hoje a Konami também confirmou que Kojima não está envolvido de forma alguma na participação no projeto refazer de Metal Gear Solid 3. O momento final entre Hideo e Konami foi estranho, conforme revelado por vários meios de comunicação no passado. A Kojima Productions se separou da Konami. O último título em que Kojima deixou sua assinatura com a Konami foi Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, um título que prometia muito e soube atuar no primeiro arco, e que teve um final precipitado devido à péssima situação entre ambos. .

Uma possível redenção?

Show de Jogos de Tóquio

Que melhor maneira de terminar este artigo do que enviando uma mensagem de esperança. Não à reconciliação entre Kojima e Konami. Ambos seguiram caminhos diferentes, projetos muito diferentes. E ele tem visões completamente opostas do mercado e da indústria de videogames. Quando pergunto se um resgate é possível, quero dizer se a Konami conseguirá assumir o comando de um navio que está à deriva há anos. Um navio sem capitão, uma popa sem leme.

A redenção é possível? Sim. Você apenas tem que trabalhar nisso. A Konami ainda possui licenças muito importantes, e Castlevania e Metal Gear Continuam a ser duas sagas muito queridas por milhões de jogadores. Veremos se o remake de Metal Gear Solid 3 consegue traçar um novo caminho, que não continue descendo em uma espiral decadente, mas sim construa escadas que permitam à empresa se conectar novamente com os jogadores.

Share.