Existem muitos motivos pelos quais alguém pode precisar recuperar o dinheiro de um pagamento feito com cartão, como a devolução de um produto adquirido recentemente, o mau estado de um produto, o não recebimento de um produto, entre outros. Você deve saber que o processo realizado para cancelar um pagamento com cartão não é difícil.
Neste artigo explicamos Como você pode cancelar um pagamento com cartão e recuperar o dinheiro gasto. Se você estiver interessado, fique ligado!
Como reembolsar um consumo pago com cartão?
É normal que uma pessoa se arrependa de uma compra feita com seu cartão. Você deve estar se perguntando: é possível obter o reembolso de sua compra? Neste caso, Você deve saber que, se for possível, o melhor é que é muito fáciltanto que você pode fazer isso até mesmo no banco online.
É importante que você tome providências sobre o assunto o mais rápido possível e indique à sua instituição financeira que o pagamento do produto que você não gostou ou que não recebeu deve ser cancelado. Neste caso, O banco entrará em contato com a loja ou empresa que vendeu o produto e que falhou com o comprador e solicitará a devolução do dinheiro.
É importante que neste tipo de processo você tenha paciência e não tente pressionar o banco, pois ele se encarregará de avisar como está todo o processo para que você possa ter seu dinheiro de volta em sua conta bancária.
Quanto tempo leva para devolver o dinheiro pago com cartão?
É comum que quem solicita o reembolso de uma compra realizada com cartão se pergunte: Quanto tempo vai demorar para o dinheiro chegar na minha conta? Neste caso, você deve saber que Este tipo de reembolso demora normalmente entre 2 e 5 dias úteis dependendo da entidade. financeiro, alguns podem levar até 10 dias úteis, então você não deve se preocupar muito.
Agora, se você está esperando há mais de 10 dias, o melhor é entrar em contato com o banco caso haja algum erro de comunicação, falta de informação ou problema com a loja.
Métodos para cancelar um pagamento com cartão
Existem vários métodos que você pode aplicar para solicitar o reembolso do dinheiro gasto com seu cartão. Você deve lembrar que isso deve ser o mais rápido possível, caso contrário você não conseguirá.
Estas são as alternativas que você pode aproveitar:
Vá até a loja onde você fez a compra
Para muitos, esta é a forma mais fácil de recuperar o dinheiro pago com o cartão. Você deve tente se comunicar com os gerentes da loja e discuta seu caso de maneira amigável. Agora, se for uma compra online, entre em contato com o atendimento ao cliente para que expliquem o que você pode fazer para processar a devolução.
Ligue para o emissor do cartão
Para cancelar um pagamento com cartão contactando a entidade emissora, deverá seguir estes passos:
Ligue para o atendimento ao cliente da entidade: Esta é uma alternativa amplamente utilizada. Você pode obter o número online ou em qualquer recibo que você tenha.
Nos informe sua solicitação para cancelar o pagamento: Neste caso é aconselhável aproveitar o atendimento ao cliente e escolher a opção de falar com uma pessoa da equipe de suporte.
Verifique sua identidade: É muito possível que você seja solicitado a verificar sua identidade e explicar os motivos pelos quais deseja o dinheiro de volta.
Anote o número atribuído ao incidente: Um número de incidente será gerado. É importante que você anote, para acompanhar o processo e fazer uma reclamação.
Verifique sua conta bancária: Você deve monitorar sua conta para ter certeza de que o dinheiro foi devolvido.
Entre em contato com a empresa emissora
Para cancelar um pagamento com cartão entrando em contato on-line com a empresa emissora do cartão, você deve fazer o seguinte:
Acesse o online banking da instituição financeira: Insira suas informações de usuário e localize o pagamento que deseja receber de volta.
Selecione a opção de atendimento ao cliente: Explique o motivo da sua solicitação e também detalhe os problemas que você tem com o negócio.
Verifique os movimentos da sua conta online: Depois de fazer a solicitação, você deve acompanhar o processo de devolução para saber se o dinheiro foi devolvido a você ou não. Às vezes, isso pode levar alguns dias.
Reclamar na instituição financeira
Se você tentou as opções mostradas acima e não obteve resposta, você pode tentar como última opção fazer uma reclamação junto à instituição financeira. Este tipo de reivindicação Isso só pode ser feito em casos muito específicos, como cobrança duplicada, roubo de cartão, cobrança de valor incorreto, entre outros.
Dicas para evitar ser enganado com seu TDD ou TDC
Existem muitas recomendações que você deve levar em consideração para evitar fraudes com cartão de débito ou crédito. Entre eles os seguintes:
Guarde sempre os recibos de suas compras.
Se você fizer uma compra online, salve capturas de tela da conversa sobre a compra.
Tire fotos ou grave vídeos dos produtos recebidos antes de quebrar a embalagem, para que sirva de prova em caso de fraude ou se o que você espera não chegar.
Não demore muito para registrar uma reclamação se você for enganado.
Procure sempre comprar de empresas reconhecidas, responsáveis ou de lojas de boa reputação.
Não preste atenção a convites de compras online que você não está solicitando diretamente.