Hoje em dia é comum que as pessoas prefiram fazer compras online, por serem mais cómodas e rápidas. Além disso, fazer esse tipo de compra é muito fácil. Porém, Existe a possibilidade de ocorrerem erros ao fazer compras online.como efetuar pagamento com valores excessivos, receber produto incorreto ou em mau estado, não recebê-lo, entre outros.
Neste artigo você poderá saber quais alternativas tem à sua disposição para recuperar o dinheiro de uma compra online.
O dinheiro pode ser recuperado de uma compra online?
Se você cometeu um erro ao enviar dinheiro para comprar um produto ou nunca o recebeu e deseja receber seu dinheiro de volta de qualquer maneira, tente se acalmar, pois ficar ansioso com a perda de dinheiro pode fazer você piorar erros.
Você deveria saber disso Você tem algumas alternativas à sua disposição para que possa recuperar seu dinheiro efetivamente pago. A partir de agora vamos contar o que são:
- Dê uma olhada na política de devolução da loja.
- Como consumidor você tem um prazo de 14 dias corridos a partir do recebimento do produto para devolvê-lo.
- Escreva uma carta de reclamação.
- Peça ajuda de uma organização de defesa do consumidor como a Call for Action.
- Compartilhe sua experiência ruim nas redes sociais.
- Se você comprou algo online e não recebeu, avise o vendedor logo.
- Se você não recebeu seu pedido e a cobrança aparece no extrato de sua conta. Registre sua reclamação on-line ou por telefone com a administradora do seu cartão de crédito.
- Entre em contato com o banco do cartão com o qual você pagou e pergunte se ele oferece alguma proteção voluntária.
Estas são apenas algumas das medidas que pode tomar para recuperar o seu dinheiro de forma rápida e eficaz, mas com certeza pode tentar outras, pois tudo dependerá da loja e do tipo de pagamento que efetuar.
Quando é feito o reembolso?
Agora que você sabe que é possível receber a devolução do dinheiro pago por um item comprado online que apresentou problemas, é normal que você se pergunte: Quando é feita a devolução do dinheiro? Nesse sentido você deve levar em consideração os seguintes fatores.
Após trinta dias sem receber o produto adquirido
Se você comprou um item on-line e nunca o recebeu, notifique o vendedor o mais rápido possível. Se o vendedor não entregar o item dentro do prazo prometido, você poderá cancelar o pedido.
Se você não recebeu seu pedido e a cobrança aparece no extrato de sua conta, você pode considerar isso um erro de faturamento. Neste caso deverá apresentar uma reclamação online ou por telefone ao banco. Também é útil enviar uma carta para o endereço listado para erros de cobrança.Você deve relatar o erro no prazo de 60 dias a partir da data do primeiro extrato com o erro.
Antes dos primeiros quatorze dias
A regra geral ao comprar online é que os produtos adquiridos online podem ser devolvidos. Como consumidor você tem 14 dias a partir do recebimento do produto para devolvê-lo, sem necessidade de qualquer explicação. Se a loja não avisar que você tem 14 dias para devolver o produto e receber seu dinheiro de volta, Este período é estendido para 12 meses.
A empresa ou loja onde você comprou deve reembolsar o valor total pago e os custos de envio. Você pode ter que arcar com os custos de devolução.
Quando o produto não é o solicitado
Caso não receba o produto que encomendou, para devolver um produto não encomendado, contacte rapidamente a empresa que o vendeu. É útil comunicar por e-mail para que haja um registro da comunicação. A empresa lhe dirá os passos que você deve seguir para reenviar o produto e enviar o correto ou reembolsar seu dinheiro.
O produto está com defeito
Antes de fazer uma compra online, é aconselhável revisar a política de devolução da loja. Se a loja não possui essas políticas, é motivo para desconfiar da segurança de devolução que elas oferecem.
Ao receber um produto com defeito que você nunca poderá usar, você deve entre em contato com a loja que vendeu para você o mais rápido possível para devolvê-lo ou realizar a troca do produto. Se for uma empresa responsável e séria, ela lhe dirá os passos que você deve seguir para enviar o produto.
Em caso de problemas, uma reclamação deve ser apresentada. Para isso, você deve procurar a orientação de um especialista em direito do consumidor para ajudá-lo a devolver o produto e recuperar o que pagou por ele.
Dicas para evitar ser enganado ao comprar online
Experiências ruins ao fazer compras online são uma verdadeira dor de cabeça, pois nos incomodam e ocupam muito do nosso tempo, mas isso é algo que Isso pode ser evitado se tentarmos ser muito cuidadosos.. A partir de agora iremos indicar algumas recomendações úteis que o ajudarão a evitar ser enganado ao comprar online:
- Verifique as políticas de reembolso e devolução de produtos da loja onde você vai comprar.
- tente sair capturas de todo o procedimento de compra.
- Procure recomendações de lojas confiáveis com quem você conhece.
- Enquanto você entra em contato com a loja para fazer a compra, peça um número ou site onde você pode entrar em contato em caso de qualquer inconveniente.
- Fique atento às suas transações bancárias, é possível que alguém também esteja passando por você para fazer essas compras.
- Não forneça seus dados bancários a ninguém on-line ou a qualquer pessoa, mesmo que sejam familiares.
- Resista à tentação de comprar em sites onde as ofertas são muito baixas.
Estas são apenas algumas das medidas que você pode tomar para evitar ser enganado, mas com certeza você pode tentar outras dependendo da loja e do tipo de pagamento que fizer.